Antônio João declara “guerra” ao mosquito da dengue

0
>

A prefeita de Antônio João, Márcia Marques (PMDB), iniciou nesta semana uma força-tarefa visando a limpeza geral do município. O objetivo é fazer uma varredura nos logradouros públicos, prédios residenciais e comerciais, para erradicar focos e recolher recipientes que possam se transformar em criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e Zika vírus.

Na última segunda-feira, durante reunião e café da manhã com a equipe de limpeza, a prefeita Márcia Marques fez questão de agradecer a todos pela colaboração. “São vocês que estão à frente dos trabalhos, que manuseiam as ferramentas para deixar a nossa cidade limpa. Muito obrigado pela dedicação. Juntos, podemos deixar Antônio João mais bonita e livre do mosquito da dengue”, ressaltou. A reunião contou com a presença do vice-prefeito, Kamil Hazime, secretários municipais e vereadores.

Já durante a semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Antônio João, está trabalhando na organização de uma grande mobilização contra o mosquito aedes aegypti, mutirão que terá início nesta segunda-feira, dia 16. A secretária de Saúde, Geisycléia da Silva, informou que foi criado um Comitê de Combate à Dengue, sendo que os trabalhos contam com a efetiva participação dos agentes municipais de saúde e com a parceria das secretarias de Obras e de Desenvolvimento Econômico.

O mutirão – explica a secretária –, será constituído pelos agentes de saúde que fazem o trabalho de frente, fazendo o papel instrutivo e orientando os procedimento de prevenção residencial. “A partir do agendamento com esses profissionais, o morador autoriza a Secretaria Municipal de Obras a entrar com a limpeza imediata, coletando os entulhos e outros materiais que possam servir de criadouros do mosquito. Em casos específicos, o entomologista entrará em ação aplicando o controle de vetores. As 8 regiões da cidade foram divididas em 4 microrregiões, em uma atuação integrada de forças no combate ao mosquito que é o causador da dengue, da febre chikungunya e transmite o zika vírus“.

Geisycléia ressalta, ainda, a importância dessa ação integrada. “Nossa intenção é iniciar um trabalho minucioso de prevenção para evitar um surto de casos de dengue e chikungunya acometendo nossa população. Faremos o trabalho de casa em casa, junto com a Secretaria de Obras que fará a coleta imediata dos materiais residuais de risco. Estaremos atuando com blitz de instrução em pontos estratégicos da cidade e promovendo uma ampla divulgação da nossa campanha. Vamos levar a nossa mensagem a todos os lares para que todos juntos possamos diminuir drasticamente os casos dessa doença em nossa cidade”, pontuou.

Foto 01 – Prefeita Márcia Marques durante reunião com o pessoal da limpeza do município de Antônio João

Edilson José

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta