25 de fevereiro é comemorado o dia nacional do tereré na fronteira

O Tereré é bebido várias vezes ao dia na fronteira, sempre acompanhado de remédios naturais o famoso 'Juju'.

0
1234
25 de fevereiro dia nacional do tereré paraguaio.

Dia 25 de fevereiro é comemorado o dia nacional do tereré no Paraguai, país onde foi criado o tereré. A bebida também é tradição em Ponta Porã no Brasil e também na cidade de Pedro Juan Caballero localizado no Paraguai a terra do tereré.

Pesquisando na internet, temos algumas versões de onde surgiu essa bebida gelada que é cultura nas cidades irmãs. a versão mais aceita é que ela Teria sido inventado pelos povos guaranis (tanto guaranis nhandevas como guaranis caiouás) e por etnias chaquenhas. o tereré viria sendo consumido pelos índios guaranis desde tempos anteriores à invasão europeia da América, e, por volta do século XVII, os jesuítas teriam aprendido, com eles, as virtudes do mate (ka’a em guarani). A erva era famosa antigamente porque dava força e vigor e matava a sede mais do que a água pura.

Hoje em dia o tereré é consumido por cerca de 6% da população do estado de Mato Grosso do Sul segundo pesquisa. A bebida é típica no estado pela aproximação com o povo paraguaio, em Ponta Porã cidade que faz fronteira seca com o Paraguai a tradição é ainda mais forte, onde já tentaram criar uma lei que libera o tereré em horário de trabalho. Em Pedro Juan Caballero o tereré é consumido junto com o ‘Juju’ uma espécie de mistura de várias ervas naturais oriundas do Paraguai, que são piladas e misturadas na água que é servida na cuia, similar a que são usadas no chimarrão gaúcho.

Essas ervas, segundo os antigos tem o poder de curar, cada erva tem sua função, por exemplo o cipó ‘milombre’ é antisséptico, diurético, sedativo, digestivo, funções estomacais, antifebrífugas e analgésicas.

Vamos comemorar essa data tomando essa bebida que a cada dia conquista novos consumidores no Paraguai, em MS e no Brasil, feliz dia do tereré.

Shakin Nunes

 

Kit para tomar tereré, cuia de chifre e bomba. (foto: imagem da internet)

 

Comentários no Facebook