Prefeito Hélio participa de solenidade dos 98 anos 11º RC Mec

0
>

Formatura marcou entrega de Diploma de Amigo e Medalha ´Marechal Dutra´

O prefeito Hélio Peluffo participou na manhã desta sexta, dia 1º, da solenidade alusiva aos 98 anos do 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado Marechal Dutra). Ao lado do Comandante do ´Onze´, Tenente-Coronel Abelardo Prisco de Souza Neto, autoridades civis, militares e eclesiásticas marcaram presença ao evento. Personalidades receberam Diploma de ´Amigo do Regimento´ e ´Medalha Marechal Dutra´, pela parceria e relevantes serviços prestados ao Regimento.

“O aniversário do Regimento é para Ponta Porã um motivo de grande orgulho, pois está sua criação está atrelada com a história de Ponta Porã”, disse o prefeito Hélio. O 11º Regimento ´Marechal Dutra´ é considerado Patrimônio histórico do município, em lei aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 13 de novembro de 2015.

HISTÓRICO – Criado no dia 11 de dezembro de 1919, pelo então presidente da República, Epitácio Pessoa, a primeira denominação desta unidade militar foi 11° RCI – Regimento de Calaria Independente. Seu primeiro comandante foi o Capitão Hipólito Paes de Campos.

Em agosto de 1930, assumiu o comando do Regimento aquele que seria imortalizado em sua denominação histórica, o então Tenente-coronel Eurico Gaspar Dutra que, posteriormente, foi Ministro da Guerra e Presidente da República. Durante a 2ª Guerra Mundial, o “Onze” mandou aos campos de batalha da Itália vários militares. Tombaram no confronto com o exército nazista, os pracinhas Sebastião Ribeiro e Tomas Antônio machado.

Ao término daquela guerra,, em 1946, o Regimento teve sua denominação alterada, passando para 11° Regimento de Cavalaria, subordinado à 4ª Divisão de Cavalaria, então localizada em Campo Grande.

Em 1985, o Regimento recebeu sua atual denominação, 11° Regimento de Cavalaria Mecanizado (11° RC Mec), mantendo-se subordinado à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, já sediada em Dourados.

Nos anos de 2006, 2009 e 2013, o “Onze” enviou contingentes para o Haiti, compondo as Forças de Paz da ONU _ Organização das Nações Unidas, que atuam naquele país. No próximo dia 11 dezembro, o “Onze” vai completar 98 anos de criação.

Assessoria

Comentários no Facebook