Enfermeiros e médicos do Hospital Regional de Ponta Porã recebem atualização sobre protocolos de reanimação cardiopulmonar

Médicos e enfermeiros do Hospital Regional Dr. José Simone Netto, participaram de curso de atualização sobre procedimento de reanimação cardiopulmonar e desobstrução das vias aéreas. A reciclagem foi ministrada pelo enfermeiro especialista em Urgência e Emergência e UTI Geral Adulto, com ênfase em Cardiologia, Thiago Adam Ribeiro. No treinamento, foram repassadas as novas diretrizes internacionais da instituição American Heart Association para Reanimação Cardiopulmonar e os participantes puderam treinar a massagem cardíaca num protótipo que simula o peso de um corpo humano.

“O intuito desse curso foi passar orientações e técnicas dentro do protocolo em vigência, a partir da utilização de manequins de alta performance que simulam as características do ser humano. Usamos desfibrilador externo automático (DEA), dispositivos de respiração manual e manobras de compressão abdominal para desobstrução de via aérea. Foram repassadas atualizações das técnicas do suporte avançado de vida em cardiologia dentro do protocolo atual 2015-2020 do ACLS, além de técnicas do suporte básico de vida para profissionais da saúde (BLS)”, explicou Thiago Adam Ribeiro.

American Heart Association é uma instituição americana que rege os protocolos de urgência e emergência no mundo todo e tem diretrizes específicas para cada especialidade. Durante os dois dias de curso, os participantes foram orientados sobre como seguir o protocolo corretamente e o palestrante frisou a importância da execução correta deste procedimento.

O protocolo é atualizado a cada cinco anos, então é muito importante que os profissionais de saúde estejam sempre por dentro dessas atualizações, para que os pacientes possam ter um atendimento mais qualificado e com menos risco de mortalidade. Em outros procedimentos, até se tem um tempo hábil para pensar, agora numa parada cardiorrespiratória, as ações devem ser imediatas, pois uma vida depende disso”, ressaltou.

O médico plantonista da UTI e sala vermelha, Felix Barros, participou do curso e avaliou como positivo o conteúdo apresentado.

“A capacitação foi muito importante, principalmente para um hospital como o nosso, que é referência em oito municípios na região, com um atendimento exemplar e especializado. Esses cursos são importantes para que toda a equipe esteja sincronizada e atenta, com certeza o curso foi muito produtivo”, disse.

Também participaram do curso técnicos de enfermagem e alunos da área da saúde do município de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, PY.

“Foi uma grande experiência para mim, o Thiago era bem seguro e experiente, além de reforçar o que já sabia, aprendi novas técnicas que ainda não conhecia. Foi muito importante e com certeza vai agregar no nosso dia a dia. O curso teve a parte teórica e na prática pudemos treinar no boneco que simula um humano”, disse Erica Soares, enfermeira do setor de Ortopedia do HR.

Assessoria de imprensa
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here