Prefeitura efetiva 2ª etapa da entrega de óculos

Prefeito Hélio Peluffo anuncia realização de programa ´Catarata Zero´ para cirurgias

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira dia 15, a segunda etapa do programa de entrega de óculos desenvolvido para atender pacientes no município. O prefeito Hélio Peluffo e o secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi efetivaram o repasse dos óculos a mais de 100 pacientes no Centro de Especialidades Médicas ´João Kayatt´.

O programa tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida através de cuidados com a saúde. Este é o principal objetivo do programa desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, que consiste em entregar gratuitamente, óculos para pessoas atendidas no Sistema Único de Saúde-SUS.

Cerca de 100 pessoas foram beneficiadas com a entrega de óculos no Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt. O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado pelo secretário de saúde, Patrick Derzi, participou do momento que representa bastante na vida dos beneficiados. “O uso óculos desde os cinco anos de idade. Esta é a primeira vez que participo do programa e estou bastante satisfeita porque fui muito bem atendida”, afirmou a dona de casa Santinha Groessmer.

O caso dela evidencia o quanto é importante o programa de órteses e próteses oftalmológicas mantido pela Prefeitura de Ponta Porã. “Ela recebeu um óculos com lentes de 12 graus para miopia e 1 de astigmatismo. Trata-se de lente especial, difícil de ser feita. O objetivo foi preparar uma lente adequada com uma armação confortável”, explicou o secretário de saúde, Patrick Derzi.

A coordenadora do programa, Ugenia Vacaro Gonçalves, informou que as pessoas são encaminhadas pelos profissionais do SUS escolhem as melhores armações. Tanto que durante a entrega de óculos também havia uma grande quantidade de pessoas que escolheram a nova armação. “Agora posso fazer melhor as contas”, comemorou dona Ana Maria, que trabalho no comercio autônomo. Ela recebeu óculos com lentes de 2,75 e 2,50 graus. “Não só minhas contas mas também poderei ler tudo o que quero”, acrescentou.

O prefeito Hélio Peluffo disse que o programa será mantido com o objetivo de beneficiar mais pessoas. “Quero agradecer ao apoio do governador Reinaldo Azambuja que tem investido na saúde de Ponta Porã, melhorando o hospital regional, proporcionando atendimento a uma grande quantidade de pessoas que estavam excluídas, sem atendimentos especializados por muito tempo. Estamos fortalecendo a parceria junto com a Cassems relacionado ao atendimento oncológico. As pessoas que precisam fazer quimioterapia já não precisam mais sair de Ponta Porã. Este tratamento é oportunizado aqui mesmo”, anunciou o prefeito, referindo-se a uma parceria da Prefeitura, Câmara Municipal, Cassems e Governo do Estado para atender pessoas que fazem tratamento contra o câncer.

O prefeito também anunciou o programa ´Catarata Zero´, visando acabar com a fila de espera para cirurgias de cataratas. O programa será desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e o hospital regional ´Dr. José de Simone Netto´, e fará cirurgias em série para acabar com a fila de espera no município.

Programa beneficia pacientes com óculos de grau

Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here