Câmara homenageia instituições militares, personalidades fronteiriças e a escola mais antiga de Ponta Porã

A Câmara Municipal de Ponta Porã promoveu na tarde de terça-feira, 26 de junho, uma série de homenagens a instituições e pessoas que se destacam em suas atividades profissionais e que desenvolvem ações em benefício da comunidade. As homenagens foram feitas após o término das análises e votações de projetos de lei que constavam na Ordem do Dia da Casa de Leis.

A Escola Estadual Mendes Gonçalves, uma das mais respeitadas instituições de ensino da fronteira, recebeu homenagem na Câmara por conta do seu aniversário de 93 anos. A diretora Iria Miltor Urizar, a diretora adjunta Mauren Vanessa Lourenço Souto, as coordenadoras Viviane Kieling Benites e Marilia Souza Eich, juntamente com a professora Doroteia Goiris, receberam Votos de Congratulações, propostos pelo vereador Agnaldo Miudinho.

Na oportunidade, o parlamentar, que foi aluno da Escola Estadual Mendes Gonçalves, também foi homenageado pela direção, corpo docente e alunos. A Escola Mendes Gonçalves é um ícone em educação na fronteira Brasil/Paraguai e em sua história de nove décadas, tem atuação brilhante na formação de cidadãos pontaporanenses.

Alunos e professores da Escola Mendes Gonçalves lotaram o Plenário da Casa para prestigiar a homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição de ensino.

Por iniciativa da vereadora Anny Espínola, os vereadores homenagearam o Corpo Jurídico da Câmara Municipal de Ponta Porã, pela competência e discernimento, aliados ao conhecimento dos trâmites legais, contribuindo decisivamente para o cumprimento das leis no desenvolvimento dos trabalhos legislativos da Casa.

Foram homenageados os profissionais: Dra. Paula Consalter Campos, Dra. Danielly Martinez Maia, Dra. Calisbel Soraya da Rocha, Sra. Dora Alice Nuñez de Almeida, Sr. Cássio de Almeida Costa, Sra. Aldirene Valério Cabanhas, Dra. Carolina Raquel Bracho, Dr. Jackson Renan Leite de Aguiar e Dra. Alessandra Vanessa Amarilha.

Já o vereador Edevaldo Mattoso Barbosa entregou um certificado de Votos de Louvor à professora Carmen Ely Simões, como reconhecimento pelo trabalho de educadora durante 34 anos, conduzindo ações educativas e contribuindo significativamente na formação escolar de muitos pontaporanenses.

Na mesma oportunidade foi divulgada homenagem, também de autoria do vereador Edevaldo Mattoso, ao empreendedor Adelmir Gonçalves dos Santos, como reconhecimento pela excelência dos trabalhos prestados há 12 anos pela empresa SIMP´SOM. O parlamentar ainda homenageou com Votos de Louvor Armando Mattoso Maidana, Ermínia Maidana e Raquel Maidana pela organização de um evento cultural reunindo a família Mattoso e Maidana, uma das mais tradicionais da fronteira. O evento, uma festa junina, ocorreu no dia 17 de junho do corrente ano.

Por iniciativa do vereador Farid Afif foram homenageados o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Carlos Magno da Silva, representado pelo Capitão Kirly Douglas, pela passagem do aniversário da Polícia militar criada no dia 24 de junho de 1809.

Também recebeu homenagem o Tenente Coronel Claudiney da Silva Quintana, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros de Ponta Porã, que foi representado pelo

Capitão João Alves de Oliveira, pela aniversário da instituição Bombeiro Militar, também comemorado no dia 24 de junho.

As homenagens foram propostas pelo vereador Farid Afif que também homenageou os integrantes do grupo “Mulheres que Correm”, também composto por homens: Evelyne Andrade Correa, Cicero Persil, Hilario Paulino Dutra, Laudice Dantas, João Paulo Fillipini Ribas, Lysian Carolina Valdez, Sonia Maria Morato Nunes, Banjamin Ramires Nunes, Laura Caroline Morato Nunes, Anelise Franco Passos Paes Martins, Guilherma Garcia Ramires, Sueli Guimarães, Roseli da Silva Custodio, Gloria Antunes, Luciene Villalba Machado, Ilka Rejane Moreira Pissini, Lusia Isabel Orue Andrade, Maria Irene Martins Rodrigues Dutra. A homenagem se deu pela participação na 1ª Maratona Internacional da Cidade de Florianópolis, representando dignamente Ponta Porã, valorizando o esporte como forma de conquistar qualidade de vida e superação dos limites físicos.

A OAB também recebeu homenagem. Por iniciativa de Farid Afif, os vereadores concederam Votos de Congratulações ao presidente da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Ponta Porã, Dr. Luiz Renê Gonçalves do Amaral. A homenagem foi prestada como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade, em especial para organização e promoção da 3ª Festa Junina Social da 5ª Subseção da OAB, evento que valoriza a tradição cultural e promove entretenimento à comunidade fronteiriça.

O parlamentar ainda propôs e teve aval dos colegas vereadores, para homenagear a senhora Laudice Dantas, pela conquista do título de campeã na 1ª Maratona Internacional da Cidade de Florianópolis – 2018, categoria 7 km, disputada no dia 03 de junho.

O atleta João Paulo Fillipini também recebeu homenagem pela participação na mesma competição, alcançando a 4ª colocação na categoria 21 quilômetros, representando dignamente Ponta Porã, valorizando o esporte como forma de conquistar qualidade de vida. Também destacando a motivação, o empenho e a resistência que possibilitou participar de uma competição de altíssimo nível.

O vereador Paulinho Roberto também homenageou personalidades que atuam para o desenvolvimento econômico e social de Ponta Porã. Receberam Votos de Congratulações Adelso Gossi e Adeniro José de Souza, por representar, fomentar e desenvolver dignamente a agricultura familiar no município. Os dois, com sua dedicação e compromisso, orientam e fazem a produção sustentável de alimentos garantindo fonte de renda familiar e motivação para outros agricultores, dignificando e valorizando a vida no campo.

Ainda de autoria do vereador Paulinho Roberto, recebeu homenagem da Câmara Municipal de Ponta Porã, a Dra. Denise Miranda por fomentar a agricultura familiar em nosso município, com projetos e práticas sustentáveis, motivando e subsidiando agricultores familiares que buscam no campo a soberania e segurança alimentar.

Por iniciativa do vereador Wanderlei Avelino, a Câmara Municipal também homenageou os árbitros de futebol, Marcio Flavio Acosta de Oliveira e Paulo Roberto dos Santos Domingues, pelo reconhecimento do seu trabalho feito com seriedade e profissionalismo atuando nos campeonatos do município e região, valorizando a prática esportiva tão importante para a saúde humana e a formação da cidadania.

Wanderlei Avelino também promoveu a entrega de certificados de Votos de Louvor para o Cabo PM Marcos Pincelli e o Soldado PM Kleber Dutra Mendes, como reconhecimento ao ato de heroísmo e solidariedade em prestar socorro a uma ocorrência de tentativa de suicídio, ação de bravura que conseguiu impedir a ação da vítima, salvando sua vida e pondo fim ao desespero da família que já não dispunha de recursos para coibir a atitude de seu familiar.

FOTOS: Lécio Aguilera

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here