Escola do Sesi da Capital avança à etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Após uma tarde na arena de competições da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica 2018, o time “Terminators”, da Escola do Sesi de Campo Grande, desbancou outros quatro e foi classificado para etapa estadual do torneio, que será realizada de 23 a 25 de agosto. A fase regional da competição começou nesta sexta-feira (03/08) e segue até amanhã, com entrada gratuita e aberta ao público no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, na Capital.

Nesta etapa, 156 equipes de 55 escolas públicas e privadas do Estado vão se enfrentar em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas, tudo isso com robôs construídos pelos próprios alunos. Visitantes de todas as idades podem acompanhar as provas, treinos, avaliações dos jurados e ver de perto como os alunos preparam cada robô para a competição. Somente na Capital, 55 equipes estarão reunidas no Albano Franco, a partir das 8 horas, para a competição. O torneio também será realizado em Três Lagoas e Corumbá neste fim de semana.

Na arena de provas desta sexta-feira, das seis equipes que participaram – duas da Escola do Sesi, três do Colégio Militar e uma Marechal Rondon – apenas duas se classificaram para a fase estadual: a “Terminators”, da Escola do Sesi, e “No Name”, do Colégio Militar. “Foi uma experiência incrível. Acredito que, no momento da prova, pesa muito a capacidade de concentração e estar bem preparado. Todo o treinamento que recebemos durante as aulas foi muito importante, até porque, no caso dos alunos do Sesi, nosso treino é constante, porque com as aulas de robótica estamos acostumados a lidar com programação, entre outros aspectos”, disse o aluno Derek Rocha Mendes, 11 anos, que está no 7º ano do Ensino Fundamental e é capitão do time “Terminators”.

A Escola do Sesi de Campo Grande competiu também com o time “Girls Power”, formado por alunas do 7º e 8º ano e que saiu do torneio em 6º lugar. Para a capitã do time, Bruna Gomes de Luna Ferreira, o aprendizado de robótica é o maior prêmio. “Foi incrível, porque eu não sabia nem o que era robótica antes de entrar na Escola do Sesi, no ano passado, então já é uma vitória muito grande chegar até aqui e ver o nosso robô andando. Tivemos uma pequena falha, ele passou no primeiro obstáculo, mas na segunda ele virou, mas faz parte, porque sempre terão processos que não serão perfeitos e aprendemos com os erros para conseguir fazer melhor”, disse a aluna que, com a robótica, já consegue delinear os rumos da futura profissão. “Quero fazer Medicina e com certeza dá para usar os conceitos, hoje em dia tem muita tecnologia, tem vida artificial, então vou ter uma referência para outros meios”, completou.

Ensino inovador

“Aprender a programar, ler algoritmos, se deparar com problemas e encontrar soluções. Tudo isso faz parte da rotina de quem lida com a robótica, área que hoje é considerada estratégica para a indústria e que, desde os primeiros passos, faz parte da grade curricular da rede de escolas do Sesi”, afirma a analista de Educação do Sesi, Glaucia Campos. Para a analista, a participação na OBR 2018 é resultado da preparação constante dos alunos do Sesi para serem futuros profissionais capacitados para atuar na nova era da indústria, a Indústria 4.0.

“A robótica é um caminho importante e lúdico para desenvolver estudantes. Aquele aluno que se desenvolve na robótica está apto a entrar no universo da Indústria 4.0”, concluiu o superintendente regional do Sesi, Bergson Amarilla. “Essa é uma área fundamental para a formação profissional, por várias razões. A primeira delas é pelo desenvolvimento do raciocínio dos alunos em ciência e tecnologia”, acrescentou.

Confira abaixo os locais e horários das provas em cada cidade neste sábado (04/08):

Campo Grande

Horário: Das 8 às 18 horas

Local: Centro de Convenções e Exposições Albano Franco

Endereço: Avenida Mato Grosso, 5.017 – Bairro Carandá Bosque

Três Lagoas

Horário: das 8 às 18 horas

Local: Escola do Sesi de Três Lagoas

Endereço: Rua Angelina Tebet, 807 – Bairro Santa Luzia

Corumbá

Horário: das 8 às 17 horas

Local: Escola do Sesi de Corumbá

Endereço: Avenida Nossa Senhora da Candelária, 1.555 – Bairro Maria Leite

Leia mais no site www.fiems.com.br ou pelo link http://www.fiems.com.br/noticias/escola-do-sesi-da-capital-avanca-a-etapa-estadual-da-olimpiada-brasileira-de-robotica/26777

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here