Prefeito Hélio premiará escola municipal campeã no Ideb

Prefeito Hélio premiará escola municipal campeã no Ideb

“Isaac Borges Capilé” obteve melhor desempenho; “Adê Marques” apresentou melhor evolução

Duas escolas da Rede Municipal de Ensino foram destaques no resultado do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – apresentando desempenho superior às metas estipuladas pelo Ministério da Educação. As Escolas municipais até 4ª série obtiveram excelente performance e apresentarem nível de qualidade no ensino acima da média.

A Escola Municipal “Professor Isaac Borges Capilé” obteve melhor desempenho entre as escolas da Reme com o resultado 7,3 no ano de 2017. Já a Escola Municipal “Adê Marques”, carinhosamente apelidada de “Adezinho”, obteve a maior evolução em relação a períodos anteriores, passando de 6,2 em 2015 para 7,1 de nota na avaliação em 2017. O prefeito Hélio recebeu a diretora da escola, professora Maria Paula e a presidente da Associação de Pais e Mestres, Mara Schneider. Devido à performance, a escola receberá prêmio do prefeito Hélio Peluffo.

A secretária municipal de Educação, professora Leny Klais salienta que a meta nacional do Ideb é de 6,0 até 2.022, que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. A meta projetada para Ponta Porã no ano de 2017 foi 5,0. As escolas municipais obtiveram 5,8 em média, conforme a secretária de Educação, aproximando-se assim, da meta de 6,0 projetada para 2022.

Já a Escola Polo Municipal “Jardim Ivone”, 8ª série 9º ano, destaca-se por superar a meta da escola e a nota do Ideb do ano de 2015. A professora Leny Klais lembra que a meta nacional do Ideb é de 6,0 até 2022, e a meta projetada para Ponta Porã no ano de 2017 foi 4,2. As escolas municipais na 8ª série e 9º ano obtiveram em média 4,7 em média.

Para ela, um dos fatores que elevou a nota do Ideb foi a intensa ação da administração municipal, que por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou formações continuadas aos professores da Reme que, consequentemente, proporcionaram melhor qualidade do ensino e atendimento aos estudantes.

“A preocupação do prefeito Hélio Peluffo em aportar qualidade ao ensino na rede municipal tem propiciado resultados satisfatórios” disse a secretária de Educação.

Leny argumentou que a elevação dos índices de desenvolvimento da educação do município é atribuído aos educadores. “A gestão das escolas, coordenadores, professores e todo o corpo técnico da Semed devem receber todo o mérito. A maior parte dos professores da Reme investiram no seu próprio currículo. Boa parte dos professores é graduada e pós-graduada, o que gera, como resultado uma boa qualidade na educação de nossos alunos”, explicou.

“O resultado é referente ao trabalho realizado nas escolas, em que a gestão escolar, equipe técnica e professores se unem no objetivo de oportunizarem aos alunos uma aprendizagem de qualidade”. Ela também mencionou, ainda, que a Semed, com sua equipe pedagógica, atua apoiando e ofertando formações aos professores e acompanhamento sistemático com orientações nas ações das escolas o que contribuiu para o resultado.

O que é Ideb

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo INEP para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Nele, índice é calculado pela taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de proficiências nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A última avaliação foi aplicada em 2017 e os índices foram divulgados no último dia 3 de setembro.

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep, a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

Assessoria

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here