Prefeito Hélio destaca fortalecimento da democracia com recadastro biométrico

Publicidade

“A democracia está fortalecida no país e o recadastramento biométrico garante mais um mecanismo de segurança para as eleições”, destacou o prefeito Hélio Peluffo ao efetuar o recadastramento biométrico junto ao cartório eleitoral em Ponta Porã. O prefeito fez o agendamento indicado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul e compareceu, entrou na fila e foi atendido em questão de minutos, como vem ocorrendo.

O TRE-MS iniciou no dia 11 o processo de revisão eleitoral e cadastramento biométrico dos eleitores de Ponta Porã. O comparecimento é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor. O Presidente do TRE-MS, Desembargador João Maria Lós, ressalta que os eleitores não esperem pelo início da obrigatoriedade para buscarem o atendimento.

“Os eleitores dessas cidades não precisam esperar o início da revisão para se recadastrarem, pois os cartórios já estão realizando os atendimentos. Com isso, o eleitor pode evitar transtornos e longas filas”.

Lembrando que o comparecimento à revisão eleitoral e ao cadastramento da biometria é obrigatório, sob pena de cancelamento do título de eleitor, o que pode acarretar em prejuízos na vida civil.
Os procedimentos seguem até o mês de maio. Até lá, todos os eleitores dessas duas localidades, com exceção daqueles que já realizaram a coleta dos dados biométricos, deverão ir aos postos da Justiça Eleitoral. Em Ponta Porã os atendimentos serão realizados somente por agendamento, disponível no site do TRE-MS.

Após agendar, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral na data e hora marcadas, portando um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, também devem levar o comprovante de quitação militar.

Dos 63 mil eleitores do município, 34.658 (54,33%) ainda não possuem a biometria cadastrada. O prazo vai até 30 de maio de 2019. Para agendar o atendimento basta acessar o site do TRE-MS. A biometria é uma tecnologia que dá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica confirma a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Dos 1,8 milhão de eleitores no estado, 54,98% (1.033.586 eleitores) já possuem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.
O Cartório Eleitoral de Ponta Porã fica na rua Baltazar Saldanha, 1591. Para mais informações, ligue: 3431-3864 ou 3432-3331.

O prefeito Hélio convidou toda a população de Ponta Porã a efetuar o cadastro e assim estar apto para as eleições e diante de todas as obrigações eleitorais, principalmente como documento para requisito em concursos públicos.

Assessoria

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here