Em sessão com pauta cheia, vereadores aprovam projetos e prestam homenagens

Vereadores e homenageados na sessão ordinária de terça-feira, 30 de abril.

A sessão ordinária realizada na terça-feira, 30 abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã, foi marcada por vários debates em torno de matérias de grande interesse da comunidade. Dois projetos de lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, receberam atenção especial.

Eles tratam da autorização para que o Executivo possa contrair empréstimo junto á Caixa Econômica Federal para investir em obras de infraestrutura e ainda abrir crédito especial ao orçamento programa para o exercício financeiro de 2018. Os projetos foram aprovados pela maioria dos parlamentares, com votos contrários dos vereadores Farid Afif e Daniel Marques.

Os parlamentares também aprovaram um requerimento que marca audiência pública para discutir sobre deriva de aplicação de agrotóxico no distrito de Nova Itamarati.

TRIBUNA LIVRE

Durante a sessão, a responsável pelos trabalhos de cadastramento biométrico da Justiça eleitoral, utilizou a Tribuna Livre para expor uma situação preocupante: ainda faltam mais de 25 mil pessoas para efetuar o cadastramento no município. São 40% dos eleitores de Ponta Porã que correm o risco de ficar sem o título e terem problemas não só com a Justiça Eleitoral mas também com a vida civil, pois o cancelamento deste documento causa implicações junto a outros cadastros, como o da Receita Federal.

Elaine Akamine França expôs aos vereadores a situação de cada região do município. Segundo ela, em Sanga Puitã, são mais de 1300 eleitores que precisam fazer o cadastro. No distrito de Nova Itamarati são mais de 3.100 eleitores e no distrito de Cabeceira do Apa 421 eleitores.

O prazo termina no dia 30 de maio e a Justiça Eleitoral montou uma estrtur5ua especial para atender a população. O Fórum Eleitoral funciona das 8 da manhã às 18 horas, todos os dias e o agendamento é feito pela internet. O link para a pessoa agendar a ida ao Cartório e ficar em dia com a Justiça Eleitoral é

HOMENAGENS

Como acontece na última sessão ordinária de cada mês, os parlamentares, no encerramento dos trabalhos, prestam homenagens a pessoas e instituições que desenvolvem trabalhos fundamentais para o bem estar da comunidade.

Na sessão, foram homenageados dois policiais militares, destacados por sua atuação em benefício da população. O Cabo PM Rafael Mônaco, recebeu votos de congratulações pelo ato de bravura registrado no dia 12 de abril deste ano.

Quando, no centro da cidade, ao defender uma jovem universitária que acabava de ser assaltada, respondeu à agressão de dois bandidos flagrados numa ação criminosa nas imediações da agência da Caixa Econômica Federal.

O policial, mesmo estando de folga, ao perceber a ação dos bandidos, iniciou uma perseguição e, quando seria atacado por um deles, atirou em defesa da própria vida, vindo a atingir os dois assaltantes que estavam numa moto. Os ladrões, que estavam

aterrorizando a população a vários dias, cometendo vários crimes, morreram no episódio. A homenagem ao policial, um certificado de votos de congratulações, foi entregue pelo presidente da Casa, Candinho Gabínio, sendo que a honraria foi apresentada e aprovada pelos 17 vereadores.

Outro policial militar, Eric Vieira também recebeu votos de congratulações, de autoria do vereador Adãozinho Dauzacker e aprovado por todos os vereadores, por atuar no programa Mulher Segura que garante proteção a centenas de vítimas de violência doméstica na cidade.

A honraria foi um reconhecimento ao trabalho de prevenção e combate à violência contra a mulher, atuando nas ocorrências, oferecendo proteção e resolução dos casos, bem como coagindo e realizando a prisão de agressores, aliviando assim o peso sofrido pelas mulheres vítimas de violência.

Também recebeu homenagem o Sindicato Rural de Ponta Porã pelo êxito na realização da 45ª edição da Exporã- Exposição Agropecuária de Ponta Porã, evento que contribui para o desenvolvimento econômico e cultural do município. O tesoureiro da entidade, Guilherme Cabral de Jesus, recebeu o certificado de votos de congratulações de autoria do vereador Agnaldo Miudinho.

De autoria do parlamentar, com o aval dos 16 colegas vereadores, a Câmara também promoveu homenagens a alguns jornalistas. O presidente do Clube de Imprensa de Ponta Porã, Zadir de Souza, recebeu votos de congratulações pela posse no comando da entidade. Também foram homenageados os jornalistas João Natalício de Oliveira, Tião Prado, Carlos Monfort, Diovano Cezar, Pedro Zadyr Robaldo Júnior e Leo Veras.

Os parlamentares também homenagearam professores e alunos da Escola Estadual Fernando Saldanha pelo destaque do Programa de Pesquisa em Tecnologia e Inovação. Estiveram presentes os alunos, professores Edson Dias de Carvalho, José Ramão Chiquitin e Jhonatan Miguel Cabrera, além do diretor Leandro Pereira da Silva. Eles foram homenageados por iniciativa do vereador Edinho Quintana.

A Câmara também entregou votos de congratulações aos professores Francisco Esquivel Filho e Yhulds Bueno. Francisco, professor de Matemática e palestrante pelo excelente trabalho em pról da educação no município. Yhulds pelas ações em favor da pesquisa histórica destacando a riqueza cultural da fronteira. Os dois foram homenageados por iniciativa do vereador Professor Doutor Daniel Marques.

Legendas das fotos; Lécio Aguilera

Assessoria

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here