Nota de Esclarecimento: O sindicato dos Guardas Municipais de Ponta Porã (MS)

Guarda Municiapal (Imagem Arquivo)

No uso de suas atribuições legais e também à quem possa interessar, considerando conteúdo que está sendo divulgado nas redes sociais pelo Senhor João Paulo Filippini Ribas, sobre uma atuação dos agentes de segurança pública no dia 17/06/2019, respeita o contraditório e ao ouvir seus integrantes manifesta-se conforme segue.

Os GCMs em patrulhamento de rotina pela cidade, precisamente na Avenida Brasil, após o Posto BR Petrobras Duas Nações, próximo ao trevo da Bandeira, o cidadão em questão, avançou sinal vermelho com sua moto de origem estrangeira não respeitando regras primordiais e básicas de trânsito, fato esse que chamou a atenção da Guarnição, que iniciou acompanhamento tático, pois comumente nessa localidade ocorrem furtos, roubos e demais ilícitos.

Utilizando-se de sinais sonoros e luminosos o cidadão fora alcançado e abordado dentro dos Princípios Técnicos de Abordagem, na qual preserva a integridade física dos Agentes e do próprio abordado, sendo que no caso não foram utilizadas algemas. Apesar de constatar ilícitos na conduta do referido cidadão, a equipe de GCMs não perfez os encaminhamentos necessários por ausência de veículo para remoção (guincho).

 

Ressalta-se que o cidadão de bem não deve se sentir constrangido após uma eventual abordagem dos agentes municipais de segurança, eis que tal procedimento é benéfico à população como um todo e inexiste qualquer meio de aferição do indivíduo antes de se fazê-la. Em caso de conduta inadequada praticada por qualquer policial da Guarda Civil Municipal, temos os meios legais e idôneos que irão averiguar e penalizar se necessário, respeitando sempre o contraditório e a ampla defesa.

O que se tratando das redes sociais, não existe. Importantíssimo salientar que as Guardas Municipais são regidas pela Lei Federal n° 13.022/2014 e participam conjuntamente as demais forças de segurança pública na proteção sistêmica da população.

Lembrando que o Sindicato da Guarda Civil Municipal está presente junto da população ajudando com várias ações sociais, como doação de sangue, de agasalhos, brinquedos e cestas básicas, demonstrando que estamos sempre prontos para auxiliar a população Pontaporanense.

Assessoria

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Concordo que deve abordar sim qualquer cidadão mas de ser usado o bom senso principalmente tarde da noite naquele sinaleiro que e um perigo e várias pessoas já foram assaltadas. Agora abordar e agredir uma só pessoa sem motivo aparente é desumano.
    Acredito que devem ter sido treinados para detectar se a pessoa abordada e perigosa para mais de 3 guardas municipais. Vale repensar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here