Hospital Regional de Ponta Porã investe em colchões pneumáticos

0
60
Hospital Regional de ponta Porã
Banner 300x250

A medida faz parte do Programa de Segurança do Paciente do Hospital Regional de Ponta Porã

Novos colchões promovem conforto e segurança aos pacientes; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), acaba de adquirir 30 colchões pneumáticos automáticos para uso de pacientes.

A medida faz parte do Programa de Segurança do Paciente e tem o intuito de prevenir lesão por pressão em pacientes acamados por longos períodos. Os colchões foram instalados nos 10 leitos da UTI e distribuídos entre as clínicas ortopédica, médica e Pronto Socorro. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

“O colchão com pressão alternada possui um papel positivo na prevenção de lesões por pressão que geralmente são causadas em pacientes acamados. O colchão faz com que uma mesma zona do corpo esteja em contato com diferentes graus de pressão simultaneamente. Ajuda a minimizar os picos de pressão, protegendo as zonas de risco”, explicou a gerente de enfermagem, Edna Cândido. Catalina Aparecida Rojas, 48 anos, está acompanhando a mãe, Salvadora Martins Rojas, 74 anos, internada na clínica médica com pneumonia. Ela elogiou a iniciativa.

“Minha mãe é uma paciente que exige um cuidado diferenciado e por ser acamada o colchão adequado auxilia no tratamento dela. Excelente iniciativa em prol do conforto dos pacientes”, comentou. Paciente Seguro – O Hospital Regional de Ponta Porã é um dos três hospitais do Mato Grosso do Sul que integra o projeto Paciente Seguro. A iniciativa é coordenada pelo hospital de excelência Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde por meio do PROADI-SUS. Uma das medidas do programa é promover ações para a implantação de práticas seguras.

Hospital Regional de Ponta Porã

Com isso, a aquisição dos novos colchões faz parte da meta de prevenção de úlceras por pressão e promove segurança aos pacientes acamados. 

O hospital atende mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado e conta com 107 leitos, 29 destinados às Clínicas Cirúrgica e Ortopédica, 20 para a maternidade, 16 leitos na Clínica Pediátrica e 32 na Clínica Médica. O Hospital Regional de Ponta Porã também possui 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião