Codecon aprova doação de área para implantação de frigorífico

0
15
Banner 300x250

Durante reunião ordinária na tarde de quarta-feira, dia 6, os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Antônio João (Codecon), aprovaram por unanimidade

a doação de uma área de 20 hectares para construção de uma indústria frigorífica que vai gerar no início das suas atividades 200 empregos diretos e centenas de outros indiretos, com investimento previsto de R$ 26 milhões já no primeiro ano.

A prefeita Márcia Marques e o secretário de Governo, Afrânio Marques, participaram da abertura da reunião presidida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e presidente do Codecon, Jayme Schneider, contando com a presença dos seguintes conselheiros: Eliezer de Almeida Lopes, Jucenyr Martins, Cristiano Lopes, Ailton Pereira de Matos; vereador Luis Ramão Franco Pires, à pedido da presidente da Câmara Municipal, Cecília Cáceres, como representante do Poder Legislativo Municipal; Jane Pires (Prefeitura Municipal), Higor Espindola Silvero, gerente local do Banco do Brasil e como convidados Messias Weber dos Santos, gerente da CVale Cooperativa Agroindustrial; a técnica agrícola Jaqueline Dublin e o jornalista Edilson José Alves.

Afrânio Marques falou sobre a seriedade do empreendimento e do quanto poderá representar para a economia municipal, principalmente no que tange a geração de empregos. “Os empresários contrataram um dos melhores engenheiros do país para fazer o projeto, é um especialista em plantas frigoríficas e isso custou caro. Agora, o Governo Municipal está oferecendo a eles os incentivos conforme dispositivo da Lei Municipal 1.089/2017”, destacou.

O secretário de Governo e a prefeita Márcia ressaltaram que a luta para trazer uma grande indústria como o frigorífico vem sendo travada desde o primeiro ano de governo. Afrânio lembrou que os 20 hectares que estão sendo destinados para a empresa foram retirados de uma área de 56 hectares doados pela família do produtor rural Francisco Byron Loureiro Medeiros. “Se trata de uma área doada há mais de 20 anos para implantação de uma escola técnica que nunca foi construída. Agora, conseguimos trazer essa indústria e a única área que poderíamos utilizar para doação e incentivo era esta, a família Medeiros aceitou fazer a alteração e agora o projeto está avançando”, destacou.

O conselheiro Aílton Pereira de Matos ao pronunciar seu voto favorável à doação afirmou: “sou favorável. Sempre fui otimista e o projeto do frigorífico está muito bem explicado. Não gosto de ideias derrotistas e esta indústria vai fazer Antônio João dar um salto bem grande. O nosso município está crescendo, basta olhar as obras, em quase todos os quarteirões existem construções, são pessoas que estão acreditando e investindo. O nosso município está tendo um crescimento diferenciado dos demais”.

O empresário Jucenyr Martins, que também é membro do Codecon, disse que é totalmente favorável a doação para o frigorífico porque se trata de um investimento que vai gerar muitos empregos. Disse que é só analisar outras empresas que começaram pequenas no município e que hoje estão crescendo. Temos convicção de que o frigorífico vai dar certo e isso será muito bom para a nossa população”, disse. Outro conselheiro, Cristiano Lopes, também manifestou voto favorável, ressaltando que “os empresários são corajosos e todo gestor precisa sempre de muita coragem e é preciso tentar, não pode ter medo de tentar, às vezes vejo pessoas falando mal, mas é porque estão pensando em

interesses pessoais”, afirmou. O vereador Luis Ramão Franco Pires disse que estava votando favorável com a certeza de que o empreendimento será muito importante para o desenvolvimento econômico e social de Antônio João. “Os empresários estão trazendo investimentos para a nossa cidade e com certeza merecem os incentivos do poder público”, destacou.

Assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião