Vândalos atacam iluminação no Horto Florestal

No domingo (10) os novos postes de iluminação de led implantados pela prefeitura de Ponta Porã recentemente foram alvos de vandalismo e apedrejados. A melhoria é fruto do compromisso da administração do prefeito Hélio Peluffo em levar benfeitorias a todos os locais públicos e de uso diário pela população. Assim como o Horto Florestal, o Parque dos Ervais também recebeu diversas melhorias. Mas, agora infelizmente o Horto é alvo da ação criminosa contra o patrimônio público.

Recentemente o espaço, mantido pela Prefeitura de Ponta Porã, passou por completa revitalização. O local, que na gestão passada praticamente não recebeu a devida atenção por parte da administração municipal, voltou a ser a principal fonte de produção e distribuição de mudas de árvores e plantas ornamentais.

Por determinação do prefeito Hélio Peluffo Filho, a Secretaria Municipal de Obras realizou trabalho de recuperação do local. Além do espaço para a prática de lazer e caminhadas diárias e dentro do cronograma de revitalização, os servidores responsáveis pela parte elétrica implantaram um novo padrão bifásico aumentando a capacidade da energia necessária para fazer funcionar o sistema de irrigação. Na seca a gente precisava ficar o dia inteiro molhando as plantas com regadores. Por isso tínhamos que parar a produção de novas mudas. Agora, com a instalação da bomba nova, teremos condições de irrigar as plantas que ficarem mais expostas à luz solar, sobrando tempo para multiplicar as mudas”.

O local é responsável pelo fornecimento gratuito de mudas de árvores para a comunidade e também para os locais públicos como praças e ruas. Em pouco tempo, as pessoas terão condições de escolher mudas de mais de 30 espécies diferentes que vão desde nativas quanto ornamentais.

O morador da cidade que queira arborizar o quintal ou a frente da casa receberá todas as orientações para fazer o manejo correto da muda até que ela cresça oferecendo sombra. Também estarão sendo produzidas maiores quantidades de espécies frutíferas como limão e acerola, por exemplo.

Quem tem pequena propriedade rural também poderá buscar mudas no Horto Florestal. “Procuramos atender a todos que nos visitam. Estou há dez anos trabalhando aqui e é um prazer atender as pessoas que gostam das plantas. Aqui já fornecemos mudas até para moradores de outros países como Bolívia e Alemanha”, relata Dona Mari do Horto, funcionária do local.

Ultimamente, por conta da falta de investimentos da Prefeitura, o Horto Florestal só fornecia mudas em maiores quantidades quando pessoas e empresas levavam materiais como saquinhos para as mudas e adubo. “A gente tinha que pedir, pois não havia reposição dos materiais por parte da Prefeitura. Agora estamos animados e acreditando que viveremos uma nova fase, produzindo e atendendo a população”, enfatizou Roberto Camargo.

Vale ressaltar que o Horto Florestal é o principal fornecedor de mudas de plantas _árvores nativas e frutíferas de diversas espécies, ornamentais _ para as praças mantidas pela Prefeitura bem como os canteiros centrais e calçadas das ruas tanto da cidade quanto das sedes dos distritos de Ponta Porã.

O Horto Florestal também é utilizado para caminhadas e por atletas que o utilizam para treinos diários.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *