Prefeitura realiza dia “D” contra sarampo no sábado, 15

0
2
Banner 300x250

Pais, mães ou responsáveis, procure a Unidade de saúde mais próxima e levem seus filhos a partir dos 5 a 19 anos de idade

A prefeitura de Ponta Porã realiza durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, entre os dias 10 de fevereiro a 13 de Março. No próximo sábado, dia 15, acontece o dia “D”. Pais, mães ou responsáveis estão sendo convocados para procurarem a Unidade de saúde mais próxima e levem seus filhos a partir dos 5 a 19 anos de idade! “Lembrem-se, o cuidado começa com a prevenção e vacinar é proteger” é o slogan da campanha deste ano.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O Ministério da Saúde reforça que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi, a meta é que esse público-alvo tome duas doses da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) em intervalo mínimo de 30 dias. Para se imunizar basta se dirigir a uma das UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município para atualizar a caderneta.

Quem não tiver a comprovação vacinal, deverá receber a primeira dose da vacina durante a campanha e a segunda será agendada. Já aqueles que tiverem recebido apenas a primeira dose da tríplice viral ao longo da vida, receberá a segunda dose durante a campanha. É preciso levar a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal.

O Dia D será no próximo sábado, dia 15, quando postos de saúde e postos volantes estarão abertos para vacinação.

Na primeira fase da campanha foram vacinadas 400 mil crianças na faixa de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Outras três etapas ocorrerão em 2020. A meta é vacinar 2,6 milhões crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos. Ainda sem data definida, serão contempladas pessoas de 5 a 19 anos, de 30 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Postos de vacinação – ESF Jardim Estoril, ESF Vila Áurea, ESF Zenilda Terra Siqueira, ESF Dr. José Issa, ESF Ipê 2, ESF Jardim Alegrete, ESF Sanga Puitã, ESF Nery Azambuja, ESF Pedro Monteiro, ESF Jardim Vitória, ESF Enfermeira Elisa Medina, ESF Dr Carlos Augusto Pissini Sobreiro, Centro Integrado de Saúde (CIS), ESF Dra. Nislaine Colman Benites, praça Lício Borralho (Consultório de Rua), ESf Anastácio Basílio (Itamarati/sede), ESF Cabeceira do Apa e ESF Leonor Coelho Batista.

Assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião