Ponta Porã realiza 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos durante FACFRON

0
3
Banner 300x250

Ponta Porã cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero (PY), foi contemplado com a 12 Mostra de Cinema e Direitos Humanos desenvolvido pelo Ministério de Cidadania, que disponibilizou 07 filmes entre curtas e documentários nacionais para Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã-FUNCESPP.

A Mostra de Cinema e Direitos Humanos teve inicio na sexta-feira (01), no Auditório do SESC Unidade de Ponta Porã, com coordenação da equipe do departamento de Cultura da FUNCESPP como parte da Programação do Festival de Arte e Cultura da Fronteira-FACFRON promovido pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-Câmpus Ponta Porã.

Na oportunidade foram realizadas duas sessões com a exibição dos curtas : “Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e Os Rolling Stones” documentário que retratou a inclusão de pessoas especiais por meio da música terapia; “Noz” que apresentou a trajetória dos refugiados através dos tempos, uma reedição de acontecimentos passados e o longa “ Heróis” que narra a trajetória de três atletas de judô.

Após a exibição dos filmes, foi realizado um debate entre o público presente, alunos, professores e equipe da FUNCESPP e FACFRON que abordaram as questões e temas abordados buscando entender o enredo, bem como mensagem principal trazendo para realidade local e as dúvidas existentes.

Para o diretor de Cultura da FUNCESPP, Eder Rubens a Mostra de Cinema e Direitos Humanos oferecida pelo Ministério da Cidadania surge em um momento oportuno, sendo de fundamental importância para um debate democrático a respeito de temas existentes no dia-a-dia e que muitas vezes passa despercebido.

“Tivemos uma Mostra de Cinema com excelente participação do público, com debates enriquecedores que permite o avanço nas políticas públicas de cultura e cidadania.Ponta Porã é privilegiada em ser contemplada com este projeto do Ministério de Cidadania e contar com importantes parceiros como a prefeitura, FUNCESPP, SESC-MS e IFMS que colaboram para consolidar as ações em favor da arte cultura” disse Eder.

Conforme informou a equipe da FUNCESPP estão previstas mais duas etapas com 04 sessões da Mostra Cinema e Direitos Humanos, todas a serem realizadas no mês de Novembro de 2019.

A Mostra

Criada em 2006, como uma das ações estratégicas para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a Mostra Cinema e Direitos Humanos tem como objetivo principal consolidar a educação e cultura em direitos humanos no Brasil, por meio da exibição de filmes de todo mundo e do estímulo ao debate de temas relacionados aos direitos humanos.

Um dos seus diferenciais é a sua preocupação com a acessibilidade, tanto na exibição dos filmes, que possuem diferentes recursos de acessibilidade, como na estrutura das salas, preferencialmente adaptadas a pessoas com deficiência.

A política pública de Mostra acontece de duas formas distintas: o Circuito Principal e o Circuito Difusão com participação das instituições parceiras.

Legenda – Mostra Cinema e Direitos Humanos ocorreu no Auditório do SESC e abordou temas que foram debatidos pelo público presente

Assessoria

Relacionado

Deixe sua opinião