Como limpar o teclado do desktop e do notebook?

Limpar o teclado é fundamental, mas nem sempre sabemos como fazer a higienização da maneira certa. O periférico acumula, além de poeira e farelos de comida – que usuários um pouco menos cuidadosos podem deixar cair -, mais bactérias que um vaso sanitário. Por este motivo, o TechTudoexplica como fazer a limpeza da melhor forma possível. Atenção: o ideial é repetir o processo a cada três meses.

Teclado do PC

Se seu teclado não aparenta estar muito sujo e você julga que uma limpeza simplificada é suficiente, desligue-o do gabinete e forre uma superfície com jornal. Em seguida, vire o equipamento com as teclas para baixo e sacuda um pouco para que a sujeira no papel.

Em seguida, com um spray de ar comprimido (cujo preço varia entre R$ 18 e R$ 50) aplique um jato na direção dos resíduos mais insistentes. Então, repita o processo anterior, sacudindo mais um pouco em cima do forro montado.

Com o excesso de resíduos já eliminados, o próximo passo é utilizar um aspirador de pó e utilizá-lo entre as teclas. Para a superfície do teclado, use um pano umedecido e passe nas teclas e carcaça. Não pressione para não desgastar os possíveis adesivos que marcam as letras e símbolos correspondentes de cada peça, além de não correr o risco de degradar algum contato eletrônico. Para acessar os espaços que a flanela não consegue chegar, como curvas e linhas de design ou as laterais das teclas, use um cotonete umedecido.

No entanto, se o caso for mais grave e seu teclado estiver necessitando de uma faxina profunda, a medida é retirar cautelosamente as peças do periférico. Evite arrancar a tecla de espaço, shift, enter e tab. Elas são grandes e os artifícios de colocação e estabilidade são mais complicadas.

Antes deste procedimento, fotografe ou mapeie o teclado para registrar a ordem das teclas e, assim, conseguir fazer a reposição posteriormente. Feito isso, impulsione delicadamente as teclas para fora com uma chave de fenda. Limpe o interior da carcaça com um pano umedecido, ar comprimido ou com o uso de cotonetes novamente.

No caso de manchas ou outros resíduos, pode-se recorrer ao álcool isopropílico diluído em água. Álcool etílico e soluções abrasivas não são recomendados. Água em excesso também pode ser prejudicial. Utilize-a apenas em um pano macio e sem fiapos, de forma que o material fique umedecido.

Lojas de informática comercializam produtos específicos para limpeza em componentes eletrônicos, porém, alguns fabricantes dizem o que é possível ou não usar em seus manuais de instrução. É sempre importante que você siga essas recomendações antes de começar qualquer procedimento invasivo como estes. Agora, se nada der jeito no seu teclado, o jeito é comprar um novo.

Teclado do notebook

A limpeza de notebooks exige um procedimento menos trabalhoso, pois como é um computador portátil, não há como retirar suas peças e recolocá-las com segurança. Dessa forma, o melhor na hora de limpar as teclas do seu laptop é utilizar um pano umedecido que não seja áspero para a superfície do teclado. Para os espaços entre as peças o recomendado é um pincel macio.

Para completar, use uma latinha de ar comprimido para retirar a sujeira remanescente e insistente que podem estar acumuladas no fundo do teclado ou um cotonete. Mais uma vez, é recomendada a consulta ao manual do usuário para saber as preferências do fabricante. E um lembrete obrigatório: desligue o aparelho da tomada e retire a bateria antes de qualquer intervenção.

Ainda tem dúvidas sobre como limpar algum componente eletrônico? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Techtudo

🔥30

Deixe sua opinião