Vereadores, prefeito e vice tomam posse em solenidade no Centro de Convenções de Ponta Porã

0
6
Banner 300x250

Uma solenidade especial cercada de todos os cuidados sanitários por conta da pandemia do novo Coronavirus, marcou a posse dos 17 novos vereadores de Ponta Porã, prefeito e vice-prefeito.

A sessão solene foi realizada no final da tarde de 1° de janeiro, no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez. Poucos convidados tiveram acesso ao local devido às restrições impostas pelas medidas de prevenção sanitária. A população pode acompanhar, via internet, a solenidade transmitida ao vivo.

Os vereadores que compõem a nova legislatura (2021-2024) são os seguintes: Rony Lino Miranda (PSDB), Waldecir Fernandes (DEM), Kamila Alvarenga (PSDB), Edinho Quintana (PSDB), Angela Derzi (PSDB), José Menino Junior (DEM), Pastor Mauro Ortiz (PSDB), Rafael Modesto (PSDB), Farid Afif (DEM), Jelson Bernabé (REPUBLICANOS), Marcelino Nunes (PDT), Lourdes Monteiro (DEM), Candinho Gabínio (PSDB), Vanderlei Avelino (PSDB, Edevaldo Mattoso Barbosa (PSDB), Kleber Ortiz (SOLIDARIEDADE) e Neli Abdulahad (DEM).

Todos foram empossados logo no começo da solenidade presididida pelo vereador Rony Lino Miranda, considerado o mais velho da turma, e, conforme determina o Regimento Interno da Câmara Municipal e a Lei Orgânica do Município de Ponta Porã, comandou a sessão solene de instalação e posse dos eleitos. Ele foi acompanhado pelo vereador Candinho Gabínio, nomeado secretário ad hoc. Todos em pé, em frente à Mesa que dirigiu os trabalhos, formalizaram o compromisso e juramento de honrar o mandato cumprindo a legislação.

O vereador Candinho Gabínio, por determinação do presidente Rony Lino, leu o Termo de Posse dos novos parlamentares. Em seguida o presidente declarou empossados os novos vereadores.

Logo após, o prefeito Hélio Peluffo Filho e seu vice, Eduardo Campos, foram chamados para prestar o compromisso de posse.

O vereador reeleito, Marcelino Nunes de Oliveira, utilizou a Tribuna para falar em nome dos vereadores. Ele disse que Deus, mesmo com tantas perdas de vidas, foi generoso com Ponta Porã. Os desafios foram enfrentados e superados. E ainda há muita coisa a ser feita pelo desenvolvimento do município. “E nós, vereadores, vamos cumprir o nosso papel, fiscalizando, cobrando e dando o suporte para que o Poder Executivo Municipal possa desempenhar um bom trabalho”. Ele pontuou o posicionamento da Câmara Municipal neste mandato que se inicia: “o Poder Legislativo será o parceiro, o amigo, o orientador, o que aponta o erro e o que apresenta as soluções”.

O vice-prefeito Eduardo Campos, também fez pronunciamento, prometendo todo o empenho para que que a nova administração obtenha o êxito desejado. O prefeito Hélio Peluffo Filho falou que, “com a casa arrumada, as finanças equilibradas, conquistada com a união de toda a equipe administrativa e o apoio incondicional dos vereadores”.

Direcionando-se aos veredores, ele disse que “terão grandes desafios. As críticas serão bem vindas. Para que possamos buscar o melhor para nossa cidade. Os senhores estão no papel mais dificil do município pois as reclamações chegam lá na Câmara Municipal. Vamos trabalhar em parceria e o nosso vice-prefeito Edudardo Campos, vai atuar junto com vocês”.

O prefeito encerrou seu pronunciamento citando trechos bíblicos dos livros de Eclesiastes e Timoteo. E coandou uma oração do Pai Nosso.

MESA DIRETORA

A solenidade prosseguiu com uma homenagem ao vereador Rony Lino Miranda, vereador mais votado pela terceira vez na história do Município.

Em seguida foi realizada a eleição para composição da Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos legislativos neste ano de 2021. O presidente escolhido é o vereador Rafael Modesto, do PSDB. Foi eleito por unanimidade. Na eleição o 1° vice-presidente escolhido foi o parlamentar Edevaldo Mattoso Barbosa, PSDB.. O cargo de 2° vice-presidente será exercido por Edinho Quintana, também PSDB. Para a 1ª Secretaria foi escolhida a vereadora Neli Abdulahad, do DEM e a 2ª Secretaria será exercida por Jelson Bernabé, do REPUBLICANOS.

O presidente eleito da Câmara Municipal, Rafael Modesto, desejou sucesso ao prefeito e sua equipe e disse que o Legislativo vai trabalhar em sintonia com o Executivo, garantindo as condições adequadas para o sucesso da nova administração. Ele agradeceu ao apoio dos colegas que o conduziram ao cargo de maneira unânime e disse que pretende trabalhar com todos, sem distinção. “Vamos trabalhar em conjunto, pois nossa responsabilidade é enorme. A população espera que façamos o melhor. Por isso, quero contar com todos para que possamos trabalhar bastante nas açoes que beneficiam os pontaporanenses”, afirmou Rafael Modesto.

Relacionado

Deixe sua opinião