Moscou torna-se verde: capital russa vê frota de ônibus totalmente elétricos em 2030

0
25
FOTO DE ARQUIVO:
Banner 300x250

Um ônibus elétrico percorre uma estrada em Moscou, Rússia, em 19 de fevereiro de 2021. A placa no ônibus diz: “É um ônibus elétrico”. REUTERS / Maxim Shemetov

Moscou planeja quase quadruplicar o número de ônibus elétricos que opera nos próximos anos e substituir todos os veículos de transporte público movidos a gasolina ou diesel por alternativas mais verdes até 2030, conforme um alto funcionário do transporte municipal.

A Mosgortrans, que administra a vasta rede de ônibus e bondes de Moscou, disse assim que sua frota de cerca de 600 ônibus elétricos seria ampliada em 400 veículos até o final do ano, em mais 420 no ano seguinte e depois em 855, elevando a frota para mais de 2.000 e-ônibus.

“Todos os anos, o plano será substituir todos os veículos de transporte público com rodas por ônibus elétricos”, disse Artyom Burlakov, vice-chefe do departamento de projetos inovadores em Mosgortrans.

Ativistas ambientais saudaram a iniciativa.

“Eles também estão comprando bondes novos e mais eficientes em termos de energia, o que é uma coisa boa”, disse Mikhail Babenko, chefe do programa de economia verde do World Wildlife Fund (WWF) Rússia.

Babenko disse que ainda há um longo caminho a percorrer, no entanto, quando se trata de os moscovitas mudarem seu próprio comportamento e virarem as costas aos carros em favor de alternativas mais verdes.

A capital russa continua famosa por seus congestionamentos.

Relacionado

Deixe sua opinião