Homenagens a Rony Lino marcam sessão da Câmara Municipal de Ponta Porã

0
28
Banner 300x250

Sessão ordinária foi realizada no Centro de Convenções Miguel Gomez. É que o Plenário da Câmara Municipal está sendo reformado.

A sessão ordinária de 6 de abril, na Câmara Municipal de Ponta Porã, foi marcada pela emoção. Revezando-se na Tribuna, os parlamentares se pronunciaram, enaltecendo o colega Rony Lino, que morreu na semana passada.

A sessão também foi marcada pela posse definitiva do Vereador Marquinhos que até então estava na suplência. Quem também retornou aos trabalhos no Parlamento Municipal foi o vereador Candinho Gabínio, que estava licenciado para presidente da Agência de Habitação do Município.

O presidente da Casa de Leis, Rafael Modesto, abriu a sessão convidando a todos para um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao colega. Os 17 parlamentares apresentaram uma indicação coletiva em que pedem ao prefeito Hélio Peluffo Filho que coloque o nome de Rony Lino Miranda no Centro Especializado de Reabilitação, que deverá ser inaugurado nos próximos dias.

O Vereador Marquinhos, bastante emocionado, referiu-se ao amigo Rony Lino, como um colega que vai substituí-lo e representá-lo. “Trata-se de uma grande perda para o nosso Parlamento. Não será uma tarefa fácil, porém, muitas vezes, estivemos juntos, na defesa dos interesses da população menos favorecida. E é justamente desta forma que continuarei trabalhando, assumindo as demandas de quem meu amigo Rony Lino defendia”, declarou Marquinhos.

A 1ª Secretária da Casa de Leis, vereadora Neli Abdulahad, também prestou homenagem ao saudoso colega. “Hoje estamos tristes. O vereador Rony Lino nos deixou, mas seus ideais, seu trabalho, sua atuação parlamentar, servem de exemplo para nós. Vamos procurar honrar nosso amigo, trabalhando firmes”, disse Neli.

Quem também prestou homenagem ao vereador Rony Lino foi o vereador Pastor Mauro Ortiz. Ele se solidarizou com a família do vereador e disse que Rony Lino fez a diferença em sua atuação parlamentar. “Presto minha solidariedade e minha homenagem a ele e sua família. Trata-se de uma perda na Terra, mas um ganho no Céu, pois sua bondade ficará eternizada nos corações daqueles que receberam sua ajuda”.

Vanderlei Avelino disse que se emociona bastante quando se lembra do querido colega falecido recentemente. “O Rony era um companheiro. Pessoa humilde, de um coração enorme. Sentava sempre do meu lado. Faz uma falta danada no dia a dia deste Parlamento”.

O vereador Biro Biro disse que era uma sessão diferente. Especial no sentido de homenagear um grande homem, um político trabalhador. “O Rony foi um grande homem que deixou um legado para Ponta Porã. Seu trabalho será eternizado na memória de todos”.

Candinho Gabínio, que retornou à Casa de Leis, também utilizou a Tribuna para enaltecer a figura de Rony Lino. “O Rony Lino é como se fosse um craque de um time que, quando pendura as chuteiras, sua camisa fica eternizada. Ninguém a usa mais. Uma forma de lembrar sempre daquele craque. Nunca vamos nos esquecer dele”.

O vereador Edevaldo Mattozo expressou solidariedade aos familiares e aos assessores do vereador Rony Lino. “Sinto a mesma dor que vocês estão sentindo. Minha solidariedade a vocês que sempre o acompanharam, ajudando na construção de uma bela história de vida”.

Para o vereador Farid Afif, líder do Executivo na Casa, “é um dia difícil para nós que estamos aqui reunidos sem a presença dele. Um homem gentil, generoso. Atencioso com todos. Todos os dias passava nos nossos gabinetes para nos cumprimentar. Deixa órfãos todos aqueles que ele sempre ajudou”.

Edinho Quintana também enalteceu o colega. “Ele era sempre o primeiro a chegar, todos os dias. A Câmara está triste porque ele sempre estava de bom humor, transmitindo alegria e confiança a todos”.

Jelson Bernabé disse que vai guardar muitas lembranças do convívio com o colega falecido recentemente. “Era vizinhos de gabinete. Todos os dias ele chegava antes de mim e sempre vinha me dar um bom dia transmitindo alegria, firmeza, esperança de dias melhores”.

José Menino Junior recordou que, quando criança, teve o primeiro contato com um político. E este político era o vereador Rony Lino. “Participei da primeira campanha dele para vereador. Eu não entendia nada de política e quando perguntei porque deveríamos apoiar o nome dele, me disseram: este vale a pena. E valeu mesmo. Perdemos um gigante na política. Ponta Porã perdeu muito. Aproveito para me solidarizar com todas as famílias que perderam entres queridos nesta pandemia”.

A vereador Kamila Alvarenga ressaltou a figura humana do vereador Rony Lino. “Sempre gentil, carinhoso. Estava sempre pronto para ajudar o próximo. A qualquer momento. Disponibilizando seu tempo para trabalhar em benefício de quem precisava”.

Lourdes Monteiro leu uma mensagem de despedida ao amigo: “Rony cumpriu sua missão com sabedoria, personalidade marcante. Fez a diferença na vida de muita gente. Uma pessoa doce. Um homem íntegro, de alma leve e coração gigante”.

O presidente da Câmara Municipal, Rafael Modesto, lamentou a ausência de Rony Lino e disse que a Casa sempre vai procurar honrar o nome do grande vereador que tinha sido o mais votado nas duas últimas eleições municipais. “Estamos sugerindo ao prefeito Hélio Peluffo que nos ajude a perpetuar o nome do Rony Lino. Por isso, estamos encaminhando uma indicação coletiva, assinada pelos 17 vereadores, sugerindo que seja atribuído ao prédio onde funcionará o Centro Especializado de Reabilitação (CER) o nome do Vereador RONY LINO MIRANDA”, declarou o presidente.

Na indicação encaminhada ao Poder Executivo Municipal, os vereadores informam que “ queremos através deste gesto, homenagear o Sr. Rony Lino Miranda, conhecido em nosso município e região pela incansável atividade junto aos órgãos de assistência social. Destacou-se também, na área rural de nossa cidade, onde inclusive trabalhou por anos, com muito amor e dedicação. É considerado por muitos como exemplo de cidadão, pela forma em que atendia os mais necessitados. Segundo ele próprio dizia, adorava o que fazia, pois era para ajudar os mais necessitados e assim seria uma forma de cumprir sua missão aqui na terra. Finalmente, foi escolhido pelos próprios colegas como exemplo de agente público atuante. O Sr. Rony Lino Miranda faleceu no dia 31 de março de 2021, aos 68 anos de idade, tendo deixado exemplos de uma vida digna, honesta e batalhadora, sempre com muita serenidade e honra, principalmente de grandes serviços prestados a nossa comunidade mais necessitada”, disséramos vereadores na indicação.

A sessão ordinária foi encerrada de uma maneira inusitada: o presidente Rafael Modesto colocou uma gravação em que o então presidente Rony Lino Miranda encerrava a sessão. “Nada mais havendo a tratar e sob a proteção de Deus, dou por encerrada esta sessão”, declarou Rony Lino, para aplausos de todos os presentes.

Assessoria*

Relacionado

Deixe sua opinião