Hélio Peluffo pede aumento na quantidade de vacinas contra a Covid-19 e kit entubação

0
1
Banner 300x250

O governador Reinaldo Azambuja e o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende embarcaram, nesta terça-feira (13) para Brasília, onde participam de uma audiência com o ministro da Saúde Marcelo Queiroga. O encontro teve início às onze horas desta terça-feira, no horário de Mato Grosso do Sul.

Na referida reunião, o governador destacou o pedido feito pelo prefeito Hélio Peluffo Filho de Ponta Porã-MS, que solicitou um aumento de 30% no quantitativo de doses de vacinas contra Covid-19 a serem destinadas para o estado de Mato Grosso do Sul, 100 mil testes de antígenos, bem como mais insumos do “kit-entubação”, 40 leitos de UTI’s para serem instalados na região de fronteira e uma remessa de equipamentos de proteção individual (EPI’s) que serão utilizados por profissionais da saúde e forças de segurança que atuam em linha de frente no combate à pandemia. O município de Ponta Porã tem hoje mais 120 mil habitantes contando com a população flutuante composta por estudantes de medicina e brasiguaios.

Em relação ao chamado “kit entubação”, Mato Grosso do Sul está solicitando um aumento de 30% no quantitativo a ser enviado para o Estado, tendo em vista a escassez de insumos no mercado, a falta de neurobloqueadores e de sedativos para utilização nos leitos de referência do estado.
Mais vacinas

No encontro com o ministro, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário Geraldo Resende demonstraram a necessidade no aumento do quantitativo a serem enviado ao Estado, lembrando que Mato Grosso do Sul possui fronteiras com o Paraguai e a Bolívia, haja a vista a dupla nacionalidade de muitos cidadãos que vivem nos municípios de Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antonio João, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.

Destacando novamente para o ministro Marcelo Queiroga, que a cidade de Ponta Porã-MS, que faz divisa seca com a cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, o qual possui no Cadastro Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), aproximadamente 120 mil usuários, enquanto os dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) registram para o mesmo município, apenas o número de 93 mil habitantes”, explica Geraldo Resende.
Outro ponto citado pelo prefeito Hélio Peluffo ao secretário Geraldo Resende é o fato de que os estudantes brasileiros oriundos de vários Estados da Federação, residem temporariamente, em cidades sul-mato-grossenses que fazem fronteira com outros países, para cursarem universidades particulares de Medicina, como é o caso do Paraguai e Bolívia, também deverem, no entendimento do governo de MS, entrar nos cálculos da população de Mato Grosso do Sul, para termos de aquisição de vacinas contra a Covid-19 já que são considerados grupos prioritários de imunização.

Relacionado

Deixe sua opinião