CIA DO MATO SEGUE COM CIRCUITO DE DANÇA NESTA SEXTA-FEIRA

0
0
Banner 300x250

A Cia. do Mato, companhia de dança sul-mato-grossense, completa 20 anos e traz ao público releituras de coreografias que são marco em sua trajetória. Com projeto aprovado pelo FMIC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura), uma programação diversificada celebra as duas décadas da companhia, compartilhando tanto no modo on-line, quanto no presencial, as revisitações dos espetáculos.

Na sexta-feira a companhia exibirá o filme “Mudança”, no canal do Youtube Cia do Mato, às 20h. No sábado a apresentação será presencial na praça Itanhangá, às 16h. E no domingo o espetáculo ocorre na Feira Central de Campo Grande, também às 16h. As apresentações presenciais seguem as orientações de biossegurança.

MONÓLOGO DA DOR – Com fundamento na crônica “Sala de Espera”, do mestre em psicologia experimental Augusto Amato, o espetáculo “Monólogos da Dor” trata de pessoas aflitas, que trazem em sua alma angústia, consternação, agonia e inquietude na ânsia de se despir de algo vital. Assim nasceu o espetáculo, que traduz a dor da espera, suas reações e particularidades sob o ponto de vista do coreógrafo Chico Neller.

TEMPOS IDOS – Inspirado em Cartola, Tempos Idos é um espetáculo sensível em relação às coisas que deixamos perder. Trata do resgate de coisas e gestos significativos. O espetáculo se dá em meio a sucessos do sambista autor de obras como “As rosas não falam” e “O mundo é um moinho”, entre outros clássicos.

MUDANÇA – Qual é o seu lugar? Como uma questão, “Mudança” projeta a diversidade dos lugares que ocupamos. Somos projetados culturalmente à instabilidade e são diferentes as bagagens de vida, como também são diferentes as formas de ler o social, mas, um ponto de convergência é dado. Todo sujeito tem seu “demônio” do cotidiano projetado, todos já tivemos algum momento de questionamento desse lugar imaginário, do pertencer ou não, e então: qual é o seu lugar?

FILME

Lançado no início de maio, a releitura de ‘Mudança’, feita para o projeto de 20 anos da Cia do Mato, acabou se transformando em um filme curta-metragem de terror. A coreografia já foi apresentada nos palcos há sete anos e é inspirada na poesia de Clarice Lispector.

O roteiro é do bailarino Halisson Nunes que também atua no filme e do produtor de vídeo Helton Perez, também diretor do filme. “Todo o trabalho é resultado de uma evolução. O “Mudança” foi um espetáculo que teve um impacto bem grande quando o vimos na estreia. Logo em seguida, conversando com o pessoal da companhia, já tínhamos falado que ele tinha uma pegada de filme de terror por todos os elementos em cena, a trilha original do Jonas Feliz, a iluminação mais sombria que o Espedito di Montebranco montou e todo o trabalho de corpo dos bailarinos”, explica Helton. 

O cenário do filme é instigante e complementa a performance do elenco todo formado pelos bailarinos da Cia do Mato. O imóvel onde se passa o filme, a Casa do Doutor Gabi, em Corumbá, traz elementos que complementam toda a linguagem. Os azulejos, a arquitetura e os objetos preencheram os vazios do palco, mas mantêm o espírito do espetáculo. As cenas complementares se passam na Casa Engenheiro Carlos Miguel Mônaco, que fica na Vila dos Ferroviários, na Capital.

Além de Halisson estão na montagem, Ana Carolina Brindarolli Brendon Feitosa, Frantielly Khadija Icassat, Maria Fernanda Figueiró, Robson Bento da Silva e Tanara Macial Aguiar.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES PARA O MÊS DE MAIO

14.05 – Sexta-feira | Apresentação on-line do espetáculo “Mudança” no canal do Youtube Cia do Mato, às 20h.

15.05 – Sábado| Apresentação do espetáculo “Tempos Idos” na Praça Itanhangá, às 16h.

16.05 – Domingo | Apresentação do espetáculo “Monólogo da Dor” na Feira Central, às 16h.Curta-metragrem - Mudanças (Divulgação Cia do Mato).jpeg– Curta-metragem – Mudanças (Divulgação Cia do Mato)
Atores da Cia do Mato durante apresentação e performance de Tempos Idos (Foto Lunar Fotografia).jpeg

– Atores da Cia do Mato durante apresentação e performance de Tempos Idos (Foto Lunar Fotografia)

Relacionado

Deixe sua opinião