DEFESA CIVIL DE PONTA PORÃ CONVOCA MEMBROS VOLUNTÁRIOS PARA ATUAR NA POSSÍVEL OCORRÊNCIA DE SINISTROS

A Defesa Civil de Ponta Porã-MS, órgão diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, irá reativar o seu quadro de membros voluntários, e portanto, convida/convoca a todos os interessados que em algum momento passado realizaram o curso de Agentes da Defesa Civil, Socorristas e Brigadistas, que queiram retornar ao desempenho das suas funções no referido núcleo , deverão se apresentar na Secretaria Mun. de Seg. Pública, situada na rua Maracajú nº 171, centro, próximo a Comercial Homelit, portando documentação pessoal, certificado de conclusão de curso, comprovante de residência e uma (01) foto 3×4 para realizar um novo recadastramento que tem como objetivo a reativação do núcleo de voluntários da Defesa Civil.

Neste momento que o município de Ponta Porã está passando por um momento de dificuldades e alerta devido a escassez de chuvas e secas, com proliferação de focos de incêndios nas zonas urbana e rural, o referido núcleo de Agentes de Defesa Civil, Socorristas e Brigadistas, terão a missão de avisar, alertar a população e atuar em ações conjuntas com as Forças de Segurança no combate a incêndios e sinistros de pequeno, médio e grande porte. Atuar sob condições climáticas adversas, onde haja a possibilidade da ocorrência de vendavais orientando a população sobre os cuidados a serem tomados durante as tempestades, que podem causar a derrubada de galhos, árvores e causar danos às plantações.

Também podem ocorrer derrubadas de fiação provocando interrupções no fornecimento de energia elétrica, nas comunicações telefônicas, enxurradas, alagamentos, destelhamento e danos em edificações; causando traumatismos provocados pelo impacto de objetos transportados pelo vento, afogamentos, deslizamentos ou desmoronamentos de encostas. Diante da possível ocorrência desses sinistros, os Agentes da Defesa Civil, Socorristas e Brigadistas atuarão na verificação de estoques de lonas, cestas de alimentos, cobertores e agasalhos; prováveis locais para funcionar como abrigo temporário; atualizar contatos das equipes que apoiarão em caso de desastre.

O quadro de membros voluntários deverão usar os meios necessários para que a Assistência Social, Secretaria de Saúde e a Secretaria de Obras/Infraestrutura do Municipio esteja de sobreaviso, principalmente nos feriados e finais de semanas para atendimento à população em caso de emergência; manter atualizado o contato com a concessionária local de energia elétrica, Corpo de Bombeiro Militar, Policia Militar, GCMFron e Empresa de abastecimento de água, para eventual acionamento em caso de emergência, disse o Secretário Marcelino Nunes de Oliveira.

Deixe sua opinião

%d bloggers like this: