Operação “Nova Aliança XXVII” culminou em mais de 673 toneladas de maconha retiradas de circulação

0
4
Banner 300x250


Mais de 20 milhões de dólares em perdas com o tráfico de drogas. SENAD, Polícia Federal, FTC, Aeronáutica e Ministério Público.

10 dias de contínuas incursões aéreas e terrestres em diferentes áreas rurais de Amambay por instituições paraguaias e brasileiras conseguiram anular 49 campos de drogas instalados em 218 hectares com plantações ilegais de maconha.
A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) informou que por meio da operação conjunta internacional “Nova Aliança XXVII” que vinha sendo desenvolvida pela Carteira Antidrogas e Polícia Federal do Brasil, com o apoio da Força Tarefa Conjunta (FTC), a Força Aérea do Paraguai e o Ministério Público conseguiram gerar lucros cessantes de 20 milhões de dólares para associações criminosas dedicadas ao narcotráfico.

Por meio das operações realizadas pelos agentes, foi possível apreender e destruir 19.280 quilos de maconha prontos em embalagens para transporte e os 218 hectares cancelados representam uma produção final potencial de cerca de 654 toneladas da droga.

Considerando apenas o valor da droga retirada de circulação em território paraguaio, estima-se uma perda de lucro para as finanças das estruturas responsáveis ​​pela referida produção ilícita de aproximadamente 20 milhões de dólares. No mercado brasileiro, o valor seria pelo menos três vezes maior.

Nos primeiros dias das incursões, na companhia do procurador Celso Morales, as tarefas centraram-se nas localidades de Cadete Boquerón, Cerro Kuatia e Rosalina localizadas na zona de Capitán Bado. Nos dias seguintes, as intervenções foram realizadas em María Auxiliadora e Chirigüelo em Pedro Juan Caballero. Todas as zonas mencionadas concentram extensas áreas de cultivos ilícitos.

Objetivo das operações:
O objetivo da ação operativa era afetar significativamente as finanças do crime organizado, cancelando grandes volumes de maconha e desmantelando campos de drogas. A cannabis continua a ser o principal produto de capitalização ilícita de grandes organizações criminosas que operam na região.

Relacionado

Deixe sua opinião