Atleta do biatlo, ucraniano de 19 anos morre na guerra contra a Rússia

0
35
Banner 300x250

Yevhen Malyshev, biatleta, morre em combate contra as tropas da Rússia — Foto: Divulgação

O ucraniano Yevhen Malyshev, de apenas 19 anos, morreu durante a invasão das tropas russas à cidade de Kharkiv. O atleta do biatlo havia sido convocado pelo exército do seu país para proteger a segunda maior cidade da Ucrânia e acabou morrendo no confronto.

Yevhen fez parte da equipe júnior de biatlo da Ucrânia em 2018, mas, devido à pandemia da Covid-19, não disputava provas oficiais desde 2020. Além dele, dois jogadores de futebol – Vitalii Sapylo, de 21 anos, e Dmytro Martynenko, de 25 – também morreram no confronto em Kharkiv.

A União Internacional do Biatlo (IBU) emitiu nota em suas redes sociais lamentando a morte do atleta e reafirmou que é contra os ataques russos na Ucrânia.

“O IBU expressa suas mais profundas condolências pela perda do ex-biatleta ucraniano Yevhen Malyshev (19), que morreu esta semana servindo nas forças armadas ucranianas. O Conselho Executivo condena mais uma vez os ataques russos à Ucrânia e o apoio prestado por Belarus – declarou a entidade”

O Conselho Executivo da IBU, na noite da última terça-feira (1), informou que além de proibir manifestações russas e bielorrussas, seja por uniformes, bandeiras ou hinos, também baniu os atletas dos países de competirem em qualquer evento internacional, até novo aviso.

Daria Bilodid, bicampeã mundial de judô e uma das atletas ucranianas que estão se manifestando sobre a guerra, lamentou em suas redes sociais a perda do compatriota.

Bicampeã mundial de judô, Daria Bilodid lamenta a morte do biatleta Yevhen Malyshev — Foto: Divulgação

Bicampeã mundial de judô, Daria Bilodid lamenta a morte do biatleta Yevhen Malyshev — Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, o Serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia proibiu todos os cidadãos do sexo masculino de 18 a 60 anos de deixarem o país. Segundo o órgão, a decisão é válida pelo tempo que a Lei Marcial, decretada pelo presidente Volodymyr Zelensky, estiver em vigor.

Globoesporte*

Relacionado

Deixe sua opinião