Ministro da Justiça concede medalha do mérito indigenista a Bolsonaro

0
2
Banner 300x250

O ministro da Justiça, Anderson Torres, concedeu a medalha do mérito indigenista ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O despacho foi publicado no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (16).

A condecoração é concedida a pessoas que se destacam pelos trabalhos de proteção e promoção dos povos indígenas brasileiros.

Bolsonaro, entretanto, tem sido criticado por sua atuação em relação aos povos indígenas.

No ano passado, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) chegou a denunciar o presidente ao Tribunal Penal Internacional de Haia por incentivar a invasão de terras indígenas por garimpeiros.

Em 2020, o presidente causou reações negativas após dizer que “cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós”. Na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2019, ao fazer o seu discurso de abertura, ele disse que o cacique Raoni Metuktire era usado como “peça de manobra” por governos estrangeiros.

Neste ano, ao sancionar o orçamento para 2022, o presidente cortou verbas voltadas destinadas à proteção e promoção de povos indígenas que haviam sido aprovadas pelo Congresso.

O presidente também é contrário à demarcação de novas terras indígenas e seu governo tem defendido a liberação do garimpo nas áreas já demarcadas.

Globo.com*

Relacionado

Deixe sua opinião