Rússia descumpre promessa e faz “ataque colossal” a Chernihiv, diz prefeito à CNN

0
6
Banner 300x250

Foto: Ukrainian State Emergency Service/EYEPRESS

O prefeito da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, contestou a alegação de Moscou de uma redução nas operações, após o que ele descreve como um “ataque colossal”.

Suas palavras vieram quando se soube que a cidade estava “sob o fogo” dos ataques aéreos russos enquanto os bombardeios continuavam durante a noite, de acordo com Viacheslav Chaus, chefe da administração regional de Chernihiv.

Em entrevista a John Berman, da CNN, o prefeito da cidade, Vladyslav Atroshenko, criticou a alegação da Rússia na terça-feira (29) de que planeja “reduzir drasticamente” seu ataque militar a Chernihiv e à capital ucraniana, Kiev. “Esta é mais uma confirmação de que a Rússia sempre mente”, disse ele a Berman.

A Rússia fez a promessa na terça-feira após reunião entre seus representantes e ucranianos na Turquia. A sugestão parecia mostrar sinais de progresso em direção a uma saída para o conflito. Mas, de acordo com Atroshenko, as hostilidades na verdade aumentaram em Chernihiv desde que a reivindicação foi feita.

“Eles estão dizendo que reduziram a intensidade, na verdade aumentaram a intensidade dos ataques. Hoje temos um ataque colossal no centro de Chernihiv. Vinte e cinco pessoas foram feridas e agora estão em hospitais. São todos civis. Então, sempre que a Rússia diz algo, isso precisa ser verificado com cuidado”, disse o prefeito.

Em uma entrevista publicada no Telegram na quarta-feira, Chaus disse que a situação na região não mudou, apesar das alegações da Rússia. Ele disse que as tropas russas realizaram ataques na cidade de Nizhyn, destruindo “infraestrutura civil”, bem como “bibliotecas, shopping centers e muitos edifícios residenciais”, enquanto em Chernihiv não há “eletricidade, água, aquecimento e gás.”

“As comunicações estão inoperantes sem possibilidade de restaurá-las, dificultando o acesso a vilarejos isolados”, acrescentou. Há aldeias onde estão estacionados tanques russos. Sabemos que lá está o nosso povo e a situação é pior, porque não podemos chegar lá e levar nem remédios nem comida”.

As tropas ucranianas estão preparadas e estão lutando contra as tropas russas na região de Chernihiv, acrescentou.

Fonte: CNN

Relacionado

Deixe sua opinião