UCP amplia atendimentos para a comunidade fronteiriça

0
5
Banner 300x250


Centenas de pessoas estão sendo atendidas pelas atividades da UCP na região de fronteira.

Com a diminuição dos casos de COVID 19 e com a retirada gradativa das medidas sanitárias de combate a pandemia, a Universidade Central do Paraguai (UCP) vem ampliando o atendimento da comunidade de cidades da região de fronteira. Uma série de ações vem sendo realizada em Pedro Juan Caballero e Zanja Puitã dentro do projeto de extensão universitária da instituição de ensino.
Recentemente a UCP entregou oficialmente a Clínica Central que vem fazendo centenas de atendimentos gratuitos diários em Pedro Juan Caballero onde paraguaios e brasileiros residentes na região de fronteira estão recebendo auxílio médico e atenção básica em saúde. No local são oferecidas várias especialidades e também a entrega dos medicamentos prescritos pelos profissionais médicos da UCP.
O atendimento foi levado também para a cidade de Zanja Pytã onde em duas oportunidades somente neste mês de abril, em parceria com entidades e com a municipalidade local, toda a estrutura da universidade foi colocada à disposição dos moradores da região. Com a presença da UCP na cidade centenas de crianças, jovens e adultos foram atendidos. Alguns deles não tinha contato com algum profissional de saúde havia anos.
Uma das atividades aconteceu na Escola Básica, Escola Básica Ivar Gonzalez Safstrand, onde moradores locais e do distrito de Sanga Puitã em Ponta Porã foram atendidos pelos professores doutores da UCP com o acompanhamento dos universitários.
De acordo com Aparecido Carlos Bernardo, criador do curso de medicina e um dos diretores da UCP, o objetivo ampliar ainda mais as atividades principalmente em comunidades mais carente. “É uma via de mão dupla e todos saem ganhando, a comunidade, os universitários que colocam em prática os ensinamentos passados em sala de aula e nos laboratórios e as famílias atendidas. Em alguns casos crianças e até adultos nunca tinham passado por um atendimento médico e com a nossa presença nestas comunidades eles passam a ter uma referência médica e se preciso o tratamento continua sendo acompanhado em nossas clínicas em Pedro Juan Caballero”, completou Karlos Bernardo.
Além do atendimento médico e do medicamento, algumas famílias também recebem cestas básicas de alimento e são feitos a expedição de documentos em parceria com a Polícia Nacional e outros órgãos governamentais.
Neste final de semana o Projeto UCP em Ação vai acontecer das 8 da manhã ao meio dia no Assentamento San Francisco. Serão feitos atendimento médicos, atividades lúdicas para as crianças e distribuição de chocolates.

Médicos e acadêmicos da universidade fazem o atendimento da população nas ações da UCP. (Foto: Assessoria)

Relacionado

Deixe sua opinião