Instituições de MS se unem para lançar programa de jornalismo científico

0
6
Banner 300x250

“Papo de Ciência” abordará temas da atualidade ouvindo pesquisadores do Estado

Na manhã desta terça-feira (17) a Rede Educativa de Televisão e Rádio firmou parceria com o Projeto MS +Ciência para produção do programa de jornalismo científico “Papo de Ciência”. 

A partir de fevereiro de 2023 o programa abordará, semanalmente, temas da atualidade em conversas com cientistas e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior que atuam em Mato Grosso do Sul.

A primeira temporada do Papo de Ciência terá duração de três meses e tratará de temas como pré-história em MS, descobertas de novas espécies de peixes no Pantanal, pesquisadores estaduais com destaque em ranking internacional, e outros.

O programa, de 15 minutos por episódio, é apresentado por Lucas Verão, autor do Podcast Fita Magnética (disponível nas plataformas de streaming de áudio), com produção do jornalista e mestre em comunicação, Paulo Ricardo Gomes, e edição geral de André Mazini, jornalista com mais de 10 anos de experiência na área da comunicação científica.

Estiveram presentes na reunião de encaminhamento da parceria o diretor de jornalismo da RTVE MS, Jonas de Paula e o coordenador do projeto MS +Ciência, André Mazini.

Programa será disponibilizado gratuitamente a outras emissoras

O coordenador do MS +Ciência, André Mazini, destaca que o programa é uma ação de popularização da ciência sem fins lucrativos, haverá conteúdos que poderão ser incorporados à programação de outras rádios do Estado, bastando que se estabeleça contato através do e-mail [email protected], ou via redes sociais (@midiaciencia) para que sejam repassados os arquivos com boa qualidade de reprodução. 

“Nosso objetivo com esse tipo de ação é fortalecer e ampliar o acesso ao conhecimento científico em Mato Grosso do Sul, por isso queremos dar voz aos nossos pesquisadores e pesquisadoras, possibilitando que qualquer emissora, que entenda a importância de se divulgar ciência, possa distribuir esse conteúdo sem nenhum custo”, explica Mazini.

MS +Ciência

O projeto é uma realização conjunta entre Fundect, UEMS por meio de sua Assessoria de Popularização da Ciência e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (Acade), com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Assessoria 

Relacionado

Deixe sua opinião