7 benefícios que o curso de medicina traz para fronteira

0
9
Banner 300x250

A presença de estudantes de medicina brasileiros na fronteira com o Paraguai pode ter vários benefícios para a região. Por exemplo:

Intercâmbio cultural: A presença desses estudantes pode ajudar a promover o intercâmbio cultural entre brasileiros e paraguaios, contribuindo para a compreensão mútua e a construção de relações mais harmoniosas entre as duas nações.

Fortalecimento do sistema de saúde local: A presença desses estudantes pode ajudar a fortalecer o sistema de saúde local, pois eles podem trazer novas ideias e práticas de saúde aprendidas em suas faculdades de medicina, além de poderem colaborar com os profissionais locais em suas práticas clínicas.

Aumento da oferta de profissionais de saúde: A formação de novos profissionais de saúde pode ajudar a aumentar a oferta de médicos e outros profissionais de saúde na região, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à população local.

Melhoria do acesso à saúde: Com a presença de mais profissionais de saúde, é possível que a população local tenha um acesso mais fácil e rápido aos serviços de saúde, o que pode contribuir para a prevenção e tratamento de doenças, melhorando a qualidade de vida da população.

Atração de novos investimentos: a presença de faculdades de medicina pode atrair investimentos em áreas correlatas, como hospitais, clínicas e laboratórios, aumentando a oferta de serviços de saúde na região.

Contribuição para a saúde pública: a formação de médicos em uma região de fronteira pode contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a melhoria da saúde pública como um todo, atuando em áreas prioritárias e contribuindo para a promoção da saúde e prevenção de doenças na região.

Contribuição econômica: A presença desses estudantes pode trazer benefícios econômicos para a região, pois eles frequentemente precisam alugar apartamentos, comprar alimentos e outros produtos, além de utilizar serviços locais, o que pode impulsionar a economia local.

É comum que muitos estudantes de medicina brasileiros optem por estudar em instituições de ensino localizadas na fronteira com o Paraguai. Isso se deve, principalmente, ao fato de que as mensalidades nessas instituições costumam ser mais acessíveis do que em faculdades brasileiras.

Universidade UCP conta com várias clínicas médicas em Pedro Juan Caballero (divulgação)

Nos últimos anos houve um aumento significativo no número de estudantes de medicina na região de fronteira entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Essa região se tornou um importante polo educacional para estudantes brasileiros que buscam cursar medicina em universidades paraguaias reconhecidas pelo CONSEJO NACIONAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR. (CONES). A UCP (Universidade Central do Paraguai) é exemplo de instituição de ensino habilitada para ministrar o curso de medicina na região de fronteira.

Relacionado

Deixe sua opinião