Padre Kelmon processa Igreja Ortodoxa e exige indenização de R$ 500 mil

0
1
Banner 300x250

Expulso de igreja peruana controversa após as eleições, ex-candidato do PTB alega que teve ‘imagem e dignidade abalada’

O ex-candidato a presidente Kelmon Luis da Silva Souza (PTB), que concorreu nas eleições de 2022 como Padre Kelmon e se autoproclama sacerdote ortodoxo, está processando a Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia no Brasil por danos morais.

O político pede uma indenização de R$ 500 mil por danos morais e direito de resposta da instituição por causa de uma nota divulgada durante a corrida eleitoral em que a instituição afirma que ele não tinha qualquer vínculo com igrejas de comunhão ortodoxa.

No documento assinado pelo arcebispo Dom Tito Paulo George Hanna, a entidade também se disse preocupada com a apropriação de símbolos religiosos pelo político que “se autoapresenta como ‘padre Kelmon’ e ‘sacerdote ortodoxo’”, fazendo uso público de “insígnias próprias de nossa tradição siríaca ortodoxa”.

A nota cita como exemplo o eskimo, véu com cruzes bordadas usado sobre a cabeça que só os monges podem utilizar – que Kelmon exibiu em todos os debates presidenciais e que virou meme nas redes sociais. A igreja também afirmou, na ocasião, que o político não tinha qualquer vínculo com as igrejas irmãs da vertente siríaca.

Segundo o advogado de Kelmon, Diego Maxwell, o ex-candidato teve “sua imagem e sua dignidade abalada, tendo sido veiculado de maneira indevida a notícia de que era falso padre”.

O Globo*

Relacionado

Deixe sua opinião