Mais de 400 policiais estão ocupando as ruas da fronteira entre Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, em uma operação conjunta que teve início na segunda-feira (6). Esta ação envolve forças de segurança dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O que chama a atenção nesta operação, denominada SulMaSSP, além do efetivo policial, é a mobilização de cinco helicópteros. São Paulo, por exemplo, enviou 40 viaturas Rota (Rondas Ostensiva Tobias Aguiar), cada uma delas trazendo militares de elite que também atuarão nas cidades de Antônio João e Aral Moreira.
Segundo informações apuradas, essas movimentações na fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai fazem parte de um esquema estratégico e conjunto de combate ao crime organizado, com foco especial na região entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.
O comandante da Polícia Militar em Ponta Porã, Coronel Edson Guardiano, ressaltou que não pode fornecer detalhes específicos sobre a operação, mas confirmou que as manobras policiais ocorrerão em várias cidades do Mato Grosso do Sul.
“Esta parceria entre as secretarias estaduais fortalece as ações conjuntas entre as polícias, permitindo a troca de dados e conhecimentos relacionados à inteligência policial e a interesses operacionais. O que acontece aqui tem repercussões em todo o Brasil”, explicou o coronel.