Fronteira faz campanha para atender vítimas de catástrofe no RS
Universidade de Medicina de Pedro Juan Caballero com apoio da Câmara e Prefeitura Municipal de Ponta Porã intensificam campanha de arrecadação
A sociedade de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero está mobilizada na campanha de arrecadação de donativos para atender famílias desabrigadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira, dia 6, o presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Miudinho, recebeu no seu gabinete uma comitiva da Universidade Sudamericana, que por meio da Coordenação de Extensão e Investigação em conjunto com a SOCEMUS (Sociedade Cientifica de Estudantes de Medicina da Universidad Sudamericana), CEMUS (Centro Estudantil de Medicina da Universidad Sudamericana) e Atlética VIKINGS, todos trabalhando de forma voluntária tendo em vista a catástrofe ambiental que provocou dezenas de mortes e deixou milhares desabrigados. A vereadora e vice-presidente da Câmara, Anny Espínola, e o secretário municipal de Governo, Fábio Caffarena, também participaram da reunião.
Segundo o aluno do 5º ano de medicina da Universidade Sudamericana, Vanderlei Júnior, este é um momento em que devemos somar as forças nacional e internacional, para juntos numa corrente de solidariedade arrecadar e encaminhar suprimentos de primeira necessidade aos “nossos irmãos do Rio Grande do Sul com o mutirão Emergência Rio Grande do Sul”. Os voluntários, segundo ele, estão arrecadando utensílios de higiene pessoal, roupas, calçados e outros para encaminhar ao centro de distribuição em Porto Alegre na próxima terça-feira, dia 14/05. “O transporte e logística somente será possível por meio da parceria da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Ponta Porã”, disse, acrescentando que a ação é desenvolvida em conjunto com outras universidades, escolas e sociedade civil organizada.
O prefeito Eduardo Campos ao lado da primeira-dama, Paula Campos, disse que toda a sociedade da fronteira está sendo conclamada a participar da campanha. “Estamos todos irmanados nesse projeto, criamos cinco pontos de arrecadação na cidade para receber esses donativos, os principais produtos que estamos solicitando são: água potável, cobertores e roupas, colchões, materiais de higiene pessoal”. As doações poderão ser entregues na Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, CTG, ACEPP, Lojas Maçônicas Aquidabán, Ponta Porã e Xico Trolha e Clube do Laço. Parte dos donativos será transportada pela companhia de aviação Azul. “Estamos pedindo para que a população abrace a causa e nos ajude com doações”, disse Campos.
O presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Miudinho, destacou que todos os vereadores estão empenhados na campanha e que o legislativo estará sempre de portas abertas para campanhas como essa. “É importante a solidariedade nesse momento que nossos irmãos gaúchos estão passando por momentos muitos difíceis, são perdas de vidas humanas e de bens que nos comove e nos dá forças para lutar e colaborar. É um momento de união de todos”, disse Agnaldo.
COORDENAÇÃO
A coordenação da campanha disse que as pessoas podem fazer as entregas das doações até o dia 13 de maio, a Universidad Sudamericana também é um ponto de recebimento. Serão confeccionados Kits individuais de higiene pessoal, kits de roupas, calçados e dormitório. A recomendação é para que as roupas sejam previamente lavadas apenas com sabão neutro ou em pó, sem uso de amaciantes para evitar cheiro e mofo.
Assessoria*