Vereadores apoiam retomada das atividades econômicas obedecendo normas de controle sanitário

0
1
Banner 300x250

Os vereadores de Ponta Porã participaram na tarde desta quarta-feira, 22 de abril, no Centro Internacional de Convenções, de uma reunião envolvendo autoridades brasileiras e paraguaias. O principal objetivo do encontro foi definir uma estratégia conjunta das duas cidades para o enfrentamento da pandemia do novo coronavirus.

Os parlamentares destacaram a importância da retomada das atividades econômicas, especialmente o comércio, para que a população de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero não sofra ainda mais os efeitos da crise provocada pela pandemia.

É consenso entre os vereadores de que qualquer mudança na adoção de medidas, relaxando o rigor do isolamento social imposto no começo da pandemia, deve obedecer critérios técnicos, observando com responsabilidade as normas de controle sanitário.

Na fronteira ocorre uma situação atípica. No lado brasileiro, aos poucos, estão sendo retomadas as atividades econômicas com a reabertura de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. Porém, no lado paraguaio, o isolamento é mais rigoroso. Inclusive a fronteira foi fechada com cerca de arame farpado e agora as autoridades paraguaias decidiram fazer até uma vala para impedir a circulação de pessoas na LInha Internacional que une as duas cidades.

O fato gerou polêmica e os vereadores de Ponta Porã cobram informações sobre a medida além de protestar contra o governo paraguaio que adotou uma postura contrária à boa convivência que sempre existiu na fronteira. Brasileiros e paraguaios que precisam se deslocar de um lado a outro da fronteira estão impedidos de realizar suas atividades, gerando fatos característicos de crises econômica e diplomática.

A Câmara Municipal de Ponta Porã informou que estará atenta a todos os acontecimentos na fronteira e se posicionará na defesa dos interesses da população. No momento, os parlamentares adotam postura de total apoio às medidas que estão sendo implementadas no lado brasileiro, uma vez que, aos poucos, dentro dos limites estabelecidos pelas autoridades sanitárias, está sendo permitida a retomada de diversas atividades.

Assessoria*

Foto: Lécio Aguilera

Relacionado

Deixe sua opinião