Semblantes fechados, nenhuma palavra, poucos torcedores e muitas reflexões na bagagem. A delegação do Barcelona deixou o hotel onde estava concentrada em Lisboa por volta das 11h (horário local) deste sábado, dia seguinte ao vexame histórico nas quartas de final da Liga dos Campeões, diante do Bayern de Munique.
Após o desembarque em Barcelona, os jogadores foram levados até o Centro de Treinamento Joan Gamper, onde buscaram seus próprios carros. Eles foram recebidos com protestos de torcedores. De acordo com o diário “Marca”, havia três cartazes nos portões da Ciutat Esportiva, com os dizeres: “diretoria e jogadores, a vergonha de 121 anos de história”, “menos luxo e mais orgulho” e “fora mercenários”.
Os atletas deixaram o local pelos portões os fundos. Enquanto isso, membros da diretoria saíram pela entrada principal do CT.
Agora os jogadores estão oficialmente de férias. Enquanto isso, a diretoria do clube começará a pensar que decisões tomar a respeito do futuro do time. Nesta sexta-feira, o presidente Josep Bartomeu prometeu novidades em breve. Mas segundo a rádio RAC 1, o presidente convocou uma reunião de emergência da diretoria do Barcelona para segunda-feira.
A última vez que o Barcelona terminou uma temporada sem ser campeão de um torneio sequer foi em 2007/08. Nas 13 seguintes, sempre entrou ao menos um troféu na galeria da equipe. O ano em que o clube chegou perto de igualar a seca foi em 2013/14, que terminou apenas com a Supercopa da Espanha.
Desde o título da Champions em 2015, no entanto, o Barcelona acumula quatro eliminações nas quartas de final e uma na semifinal, as últimas com derrotas contundentes: 3 a 0 para a Roma nas quartas de 2017/18 após fazer 4 a 1 na ida, e 4 a 0 para o Liverpool na semifinal do ano passado, depois de uma vitória por 3 a 0 em casa.
Globo.com