Ministro da Defesa do Governo Bolsonaro cumpre agenda em Ponta Porã

0
2
Banner 300x250

General do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e ministro da Defesa do Governo Bolsonaro cumprem agenda em Ponta Porã

O principal compromisso do Ministro Anderson Torres é no 11° RCMEC para uma reunião sobre a operação Ágata . O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) também participa do lançamento da Operação Ágata Oeste 2022, nesta terça-feira (19), em Ponta Porã.

A comitiva federal sairá de Brasília (DF) às 15h30 e desembarca na fronteira com o Paraguai às 17h. A operação é coordenada pelo Ministério da Defesa. Fazem parte das ações as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o Departamento de Operações de Fronteira, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Batizada de Operação ÁGATA 1, a iniciativa tem por objetivos, ainda, a redução dos índices de criminalidade, a coordenação do planejamento e execução de operações militares e policiais, a intensificação da presença do Estado Brasileiro na região e o incremento do apoio à população residente na faixa de fronteira.

Além desses objetivos, a operação visa também à cooperação com países amigos vizinhos do Brasil no combate aos ilícitos transfronteiriços. Para isso, o Ministério da Defesa realizou contato com autoridades colombianas no intuito de permitir a participação das Forças Armadas deste País na Operação ÁGATA. Assim, há previsão de que essas Forças, em coordenação com as Forças Armadas Brasileiras, realizem operações militares em seu território no mesmo período das operações brasileiras, conforme os entendimentos bilaterais firmados.

Relacionado

Deixe sua opinião