Ação Social da UCP atende comunidade de Capitan Bado

0
5
Banner 300x250

O trabalho faz parte do Projeto de Extensão Universitária da instituição

Moradores da cidade de Capitan Bado que faz fronteira Coronel Sapucaia no Mato Grosso do Sul foram atendidos neste final de semana pela Ação Social da universidade Central do Paraguai (UCP). Professores, doutores, técnicos e estudantes de medicina de Pedro Juan Caballero estiveram na Escola General Eugênio Garay onde foram realizados os atendimentos no sábado (27).
A Ação Social da UCP faz parte do Departamento de Extensão Universitária da Instituição e já atendeu milhares de famílias em diversos Departamentos (estados) paraguaios nos últimos anos. Depois de um período sem atenção por causa da pandemia, o trabalho foi retomado e pelo menos cinco vezes por mês uma comunidade carente recebe a visita da Caravana da Saúde da UCP.
De acordo com a professora Wenceslaa Gómez, responsável pelo Departamento de Extensão da universidade, foram feitos atendimentos em pediatria, ginecologia, clínica geral e a distribuição dos medicamentos prescritos. “Os pacientes que passaram pelos consultórios recebam a medicação adequada de nossos farmacêuticos. Somos uma instituição de ensino superior dedicada à formação de profissionais humanistas, oferecemos esses serviços à comunidade promovendo a saúde, ao mesmo tempo em que as comunidades contribuem com sua participação nesses eventos para a formação dos alunos, que recebem ensinamentos práticos e que servirão como base para a profissão que escolheram. Todos ganham com isso”, disse Wenceslaa.
Para o CEO e criados do curso de medicina em Pedro Juan Caballero, Carlos Bernardo, a instituição precisa estar ao lado da comunidade e realizar o trabalho social coloca os universitários frente-a-frente com a realidade que enfrentarão em um futuro bem próximo.
“Isso realça o espírito humanista de cada académico e os prepara para que irão enfrentar na vida profissional. Quem recebe o atendimento volta para casa melhor que chegou aqui, com medicamento, um diagnóstico, indicação para exames e até mesmo uma cesta básica de alimentos caso será necessários. Todos ganham com isso”, disse Carlos Bernardo.

Brasileiros e paraguaios foram atendidos em mais uma Ação Social da UCP. (Foto: Assessoria)

Relacionado

Deixe sua opinião