Ilha do Sol em Fátima do Sul pode desaparecer pelas mudanças climáticas

0
37
Banner 300x250

Os efeitos do aquecimento global são reais e cada vez mais avassaladores. Apesar da quantidade de estudos e de informações sobre o assunto ser grande, as práticas não sustentáveis; emissão de poluentes e desmatamento, por exemplo; continuam a todo vapor.

No município de Fátima do Sul, a Ilha do Sol, ponto turístico conhecido e muito frequentado pela população e turistas, vem sendo consequêntimente castigado pelas mudanças climáticas assim correndo o risco de desaparecer em um futuro não tão distante.

Desde a cheias de 2015, a Ilha do Sol sofre com o clima e o rastro de destruição é bem visível. Em 2011, a prefeita Ilda Salgado Machado, prefeita também na época e agora atual pelo 4º mandato, revitalizou a Ilha, reforçando a “ponte suspensa” com fortes cabo de aço, reforma do quiosque e toda a estrutura física do local, melhorias na quadra de areia, reforma e instalações dos banheiros, além de mudar o local de acesso do local, abrindo uma nova rua pelo Bairro Katira, o que possibilitou maior facilidade para as pessoas chegarem até o local.

A cheia no Rio Dourados, constantes nos últimos anos, nos meses em que o período de chuvas é acima da média. O assoreamento – acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio – tem contribuído certamente para os danos ambientais drásticos.

Ilha do Sol
Ilha do Sol fica na cidade de Fátima do Sul (fatimaemdia)

Ilha do Sol antes do período de cheias no Rio Dourados

Fonte: Fatimaemdia / FOTOS: Gabriel Farias / Fátima Em Dia

Relacionado

Deixe sua opinião