Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na noite desta segunda-feira (19), em Ponta Porã (MS), quase 2 toneladas de maconha que eram transportadas em uma Toyota Hilux com registro de roubo no Estado de São Paulo. Durante a ocorrência, o condutor do veículo, de 41 anos, morreu após confronto com a equipe policial.
Segundo o DOF, os militares realizavam um bloqueio policial na BR-463, na zona rural do município, quando deram ordem de parada ao motorista. Ainda conforme a corporação, o condutor desobedeceu, teria arremessado a caminhonete contra a equipe e fugido em seguida, dando início a um acompanhamento tático.
Veículo capotou e suspeito teria atirado contra policiais
Durante a perseguição, de acordo com o DOF, o motorista perdeu o controle da direção, capotou o veículo e tentou fugir a pé. Na sequência, durante buscas na região, ele teria efetuado disparos com uma pistola calibre 9 milímetros contra os policiais, que revidaram.
O suspeito foi atingido, socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Ponta Porã, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Droga e veículo com placas falsas
No interior da caminhonete, os policiais localizaram diversos tabletes de maconha. Após a pesagem, a carga totalizou mais de 1.800 quilos do entorpecente.
Em checagem aos sinais identificadores, foi constatado que a Hilux estava com placas falsas e possuía registro de roubo em 2024, na cidade de Sertãozinho (SP).
A droga, o veículo e a arma de fogo foram encaminhados à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados, para as providências legais.
Prejuízo ao crime
O DOF estima que o prejuízo causado ao crime organizado ultrapasse R$ 3,8 milhões. A ação ocorreu no âmbito do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, parceria da Sejusp com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Brasiguaio News acompanha o caso e atualiza assim que houver novas informações oficiais.