Agenda estratégica do Governo de MS em Ponta Porã mobiliza obras, educação e integração regional

Mobilidade urbana, infraestrutura, drenagem, requalificação de vias e espaços públicos de lazer estão prestes a transformar Ponta Porã

Essas ações integram o projeto “Desenvolvimento na Faixa de Fronteira em Ponta Porã/MS”, aprovado pelo Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul e financiado com um investimento total de US$ 9,6 milhões (cerca de R$ 51,6 milhões), que combina recursos não reembolsáveis do FOCEM (Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul) e contrapartida do governo estadual.

A iniciativa foi oficializada nesta terça-feira (22), com a assinatura do convênio que reuniu o governador Eduardo Riedel, o prefeito Eduardo Campos, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além de secretários estaduais e equipe técnica.

O governador Eduardo Riedel destacou as parcerias entre os agentes públicos em benefício da população.

“O Estado entra com orgulho com cerca de 10 milhões de reais, investindo em obras estruturantes. Hoje viemos aqui anunciar esses investimentos, fazer visitas e constatar como as políticas públicas estão se conectando”, frisou.

O aporte garante um conjunto de ações estratégicas voltadas para integração regional, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida da população local.

Entre as intervenções previstas estão o Parque Linear da Fronteira, a revitalização de praças e a recuperação de monumentos culturais, iniciativas que aliam a modernização urbana ao fortalecimento da identidade regional.

O governador enfatizou também que o conjunto de ações consolida Ponta Porã como polo estratégico da fronteira Brasil–Paraguai. “Com o PTIn e o CEIMPP, além da nova escola, estamos investindo em inovação, educação e infraestrutura para transformar a cidade e gerar oportunidades para todos”, afirmou Riedel.

O aporte do FOCEM, somado à contrapartida do governo estadual, permitirá ainda a implantação de obras que transformarão a mobilidade e infraestrutura urbana, ampliando os espaços de convivência e promovendo integração social com Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Entre os principais componentes do projeto estão: requalificação e reordenamento de 5,5 km de vias urbanas, três interseções, pavimentação, recapeamento asfáltico, ciclovias, iluminação pública e novo sistema de sinalização semafórica; implantação de 5,3 km de galerias pluviais no Córrego São Tomaz, canal de contenção em gabião e restauração de 7,4 km de vias; e a criação de espaços públicos de lazer, como o Parque Linear da Fronteira, revitalização de praças (Flamboyant, Jockey Club e Rotatória), implantação do Monumento das Cuias e áreas de convivência com quadras esportivas, pistas de caminhada, academias ao ar livre e espaço para eventos culturais.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que a partir do próximo ano, haverá uma intensificação das atividades técnicas em virtude do convênio estabelecido.
“Entre o final de 2026 e o início de 2027, Ponta Porã se transformará em um grande canteiro de obras. Os recursos estão garantidos e assegurados para o município”, assegurou.

14 / 100 SEO Score
Banner 720x90

Deixe sua opinião