Início Site Página 116

Polícia Civil incinera 9,5 toneladas de drogas em Ponta Porã durante a Operação Protetor

Polícia Civil incinera 9,5 toneladas de drogas em Ponta Porã durante a Operação Protetor

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), realizou nesta quinta-feira (26/06), a incineração de 9,5 toneladas de entorpecentes no âmbito da Operação Protetor. A queima teve início às 8h, em uma empresa de armazenamento de grãos no município de Ponta Porã-MS.

Foram destruídas drogas apreendidas pela própria DEFRON, pelo Departamento de Operações de Fronteira da Polícia Militar (DOF) e pela 2ª Delegacia de Polícia Civil de Dourados. Entre as substâncias incineradas estavam maconha, crack, haxixe e skank.

Esta foi a quinta incineração de drogas realizada pela DEFRON em 2025, somando 58,7 toneladas de entorpecentes destruídos até o momento. 

A DEFRON reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (67) 99633-7982. O sigilo é garantido e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Homem é preso ao tentar aplicar golpe contra locadora de veículos em Ponta Porã MS

Na tarde desta quarta-feira (25), um homem identificado como J.C.O, 33 anos, vindo do estado de São Paulo foi preso após procurar a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã para registrar um suposto furto de veículo, que teria ocorrido na cidade.

Segundo sua versão, ele teria ido até uma conveniência e, ao se afastar para ir ao banheiro, deixou a chave do carro sobre a mesa. Ao retornar, o automóvel teria sido levado.

Durante o depoimento, no entanto, o homem apresentou diversas contradições quanto aos locais frequentados, horários e até mesmo sobre sua hospedagem em Ponta Porã. Ele não soube identificar com precisão a conveniência em que teria estado e não constava na lista de hóspedes do hotel que afirmou ter se hospedado.

Diligências foram realizadas pela equipe da Seção de Investigação Geral (SIG) e, em contato com a locadora do veículo, foi solicitado o relatório de geolocalização via rastreamento. Os dados fornecidos pela empresa demonstraram que o trajeto e os horários registrados não coincidem com o que foi informado pelo indivíduo — o carro sequer passou pelos locais mencionados por ele, inclusive nos horários em que alegou estar presente.

Diante das contradições e evidências de falsidade, o homem foi preso em flagrante e será colocado à disposição da justiça.

Câmara de Ponta Porã realiza 20ª sessão ordinária nesta sexta, 27

Sessão semanal de terça-feira foi cancelada em função de luto

A Câmara Municipal de Ponta Porã realiza nesta sexta-feira, 27, a 20ª sessão ordinária deste primeiro período legislativo.

Regimentalmente a sessão semanal ocorre às terças-feiras, mas foi cancelada em função de luto pelo falecimento da mãe do vereador Jelson Bernabé, ocorrido na madrugada daquele dia.

A partir das 08h30, no plenário ´Issac Borges Capilé´, os vereadores estarão debatendo importantes assuntos sobre o desenvolvimento de Ponta Porã e encaminhamento e apresentando ações visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Os vereadores de Ponta Porã realizaram nesta próxima quinta-feira, 26, Audiência Pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.

A realização da Audiência Pública é um passo fundamental no processo de elaboração do Orçamento Municipal, estando prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal.

A expectativa é que a LDO seja votada até o final do primeiro semestre legislativo.

Boas parcerias que aquecem vidas: mais de 5 mil agasalhos já foram entregues em Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, comandada por Paula Consalter, celebra os resultados positivos de uma mobilização solidária que vem fazendo a diferença para milhares de pessoas. Já foram distribuídas mais de 5 mil peças de agasalhos em diversos bairros, comunidades, igrejas e instituições do município.

A ação, que envolve trabalho intenso, organização e sensibilidade social, tem sido marcada pelo compromisso em atender quem mais precisa com respeito e dignidade. “Foram dias de muito empenho, cuidado e gratidão. Cada peça entregue representa um gesto de acolhimento e amor ao próximo”, destacou a secretária Paula Consalter.

Nesta nova fase da campanha, a equipe da secretaria recebeu uma nova remessa de doações da Receita Federal, o que permitirá ampliar ainda mais o alcance da ação. Agora, a equipe entra em um novo ciclo de triagem, organização e cadastramento de novas entidades que também serão beneficiadas nas próximas semanas.

A campanha segue com o mesmo propósito: garantir que cada agasalho chegue às mãos certas, aquecendo não apenas o corpo, mas também o coração de quem enfrenta o frio com poucos recursos.

“Seguimos firmes, com responsabilidade e propósito. E contamos com a colaboração da comunidade para continuar transformando solidariedade em ação”, reforça Paula.

📍 Quer participar ou doar? Procure a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação e saiba como ajudar!

Inverno rigoroso em Ponta Porã congela galinhas

Morador luta para salvar aves petrificadas pelo frio


O inverno deste ano tem se mostrado especialmente severo em Mato Grosso do Sul, e os efeitos congelantes não estão atingindo apenas as pessoas — até mesmo as galinhas estão sofrendo com o frio intenso. Em Ponta Porã, cidade na fronteira com o Paraguai, um episódio incomum chamou a atenção: durante a madrugada gelada desta terça-feira (24), o clima glacial petrificou as aves de um galinheiro no distrito rural de Nova Itamarati.

Com os termômetros marcando uma mínima de 1,2°C, as galinhas amanheceram caídas e endurecidas no chão da residência. Um morador local filmou o esforço para resgatar as aves, reunindo-as ao redor de uma fogueira improvisada na tentativa de aquecê-las e evitar que morressem de frio.

“Essas galinhas estão morrendo de frio, estou tentando aquecê-las. O frio foi muito intenso essa madrugada e elas sofreram, caíram do poleiro petrificadas no chão por causa das baixas temperaturas”, relatou o homem no vídeo compartilhado nas redes sociais.

O frio rigoroso persiste na região. Na manhã desta quarta-feira (25), a temperatura estava em 1,9°C, mas a sensação térmica declinou para impressionantes -11,3°C em Ponta Porã. A previsão indica que a temperatura só deve subir significativamente no sábado (28), com mínima prevista de 18°C e máxima de 26°C. Contudo, o alívio será curto: desde domingo (29), os termômetros voltam a registrar abaixo dos 10°C, mantendo o clima gelado durante toda a próxima semana.

Mulher que seguia com drogas em ônibus para São Paulo é presa pelo DOF em Ponta Porã MS

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na madrugada desta terça-feira (24), uma mulher, de 37 anos, por tráfico de drogas em Ponta Porã. Ela seguia com skunk e maconha em ônibus para São Paulo.

Os militares realizavam um bloqueio entre a MS-164 e MS-270, Trevo do Copo Sujo, quando deram a ordem de parada ao condutor de um ônibus de passageiros. Durante vistoria no compartimento de bagagens, os policiais localizaram 14,5 quilos de skunk e 6,3 quilos de maconha que estavam na mala da passageira.

Questionada sobre o ilícito, a mulher disse que pegou a droga em Ponta Porã e levaria até Mirassol (SP) para comercializar. A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com a autora e o entorpecente, na Delegacia da Polícia Civil em Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 160 mil.

A Secretaria Municipal de Habitação alerta sobre um golpe envolvendo o programa Minha Casa, Minha Vida

Estão ligando para moradores pedindo R$ 5 mil para garantir uma casa. Isso é mentira!
O programa é 100% gratuito, custeado pelo Governo Federal e nenhuma taxa é cobrada!

Importante: todos os moradores que realizaram o cadastro no Centro de Convenções há algum tempo estão participando da pré-seleção oficial.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Habitação.

Habitação é direito. Golpe é crime!

Após mensagem a amigo, mulher some e família pede ajuda em MS

Família e amigos estão à procura de Elidiane Teixeira, de 44 anos, desaparecida desde sábado (21).

Segundo o boletim de ocorrência, o último contato com Elidiane foi na madrugada de sábado, quando ela teria enviado uma mensagem a um amigo pedindo para ser retirada da cidade.

O amigo avisou a filha dela, e, pela manhã, os dois foram até a residência, mas não a encontraram. Em seguida, registraram o desaparecimento na delegacia.

Ainda segundo o registro, familiares e o atual namorado também foram à delegacia em busca de informações e tentaram localizá-la por meio de várias ligações, sem sucesso.

A Polícia Civil continua investigando o paradeiro de Elidiane Teixeira. Para contato sobre a mulher, a família disponibilizou o telefone: (67) 99635-1817.

Fonte: G1

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia é encontrada morta

Equipes de resgate encontraram nesta terça-feira (24/6) o corpo da publicitária brasileira Juliana Marins, de 26 anos, após quatro dias de buscas no monte Rejani.

Juliana sofreu um acidente na última sexta-feira (20/6) enquanto fazia uma trilha no monte Rinjani, um vulcão na Indonésia conhecido por suas vistas deslumbrantes e também por seu terreno traiçoeiro, onde ao menos outras cinco pessoas morreram nos últimos cinco anos.

A brasileira participava de um passeio de três dias quando caiu em uma área de difícil acesso da montanha.

Desde então, várias tentativas de resgate foram realizadas, mas o terreno íngreme, a grande altitude e o mau tempo impediram o sucesso das operações.Na última tentativa, as equipes concentraram os esforços no avanço direto até o ponto onde Juliana havia sido localizada, utilizando técnicas de resgate vertical, apesar dos grandes desafios impostos pelo terreno rochoso e pelas condições climáticas adversas.

Um grupo de sete socorristas conseguiu se aproximar do local, mas, com o cair da noite, precisou montar um flying camp (acampamento provisório montado no próprio local da operação para pernoite e segurança da equipe).

As operações contaram com 48 profissionais de diversas forças e foram acompanhadas por representantes do governo indonésio e da Embaixada do Brasil.

A morte da jovem foi confirmada pelo perfil oficial criado pela família no Instagram, o @resgatejulianamarins.

“Hoje, a equipe de resgate conseguiu chegar até o local onde Juliana Marins estava. Com imensa tristeza, informamos que ela não resistiu. Seguimos muito gratos por todas as orações, mensagens de carinho e apoio que temos recebido.”

 Juliana Marins
Legenda da foto,Juliana Marins durante sua viagem para a Ásia

Juliana era descrita por amigos como uma viajante determinada, que vinha explorando países do Sudeste Asiático como Tailândia, Filipinas, Vietnã e Indonésia. Segundo relatos da imprensa local e familiares, Juliana teria sido deixada para trás pelo guia Ali Musthofa após manifestar cansaço.

Mas, em entrevista ao jornal O Globo, Musthofa negou ter abandonado a brasileira antes do acidente. Ele afirmou ter sugerido que ela descansasse enquanto ele seguiria um pouco adiante, como já havia sido relatado pela imprensa local.

Segundo ele, o combinado era reencontrá-la um pouco mais à frente na trilha. O guia prestou depoimento à polícia no domingo, após descer da montanha.

Os familiares da brasileira criticaram o fato de o parque permanecer aberto, permitindo a circulação de turistas na mesma trilha enquanto Juliana ainda aguardava resgate.

“Enquanto Juliana PRECISA DE SOCORRO! Não sabemos o estado de saúde dela! Ela continua sem água, comida e agasalho há três dias!”, afirmaram no Instagram.

Após o corpo da brasileira ser encontrado, autoridades da Província de Nusa Tenggara Barat, na Indonésia, anunciaram o fechamento temporário da trilha que leva ao cume do Monte Rinjani.

A nota diz que a decisão foi tomada para acelerar a evacuação da vítima do acidente e garantir a segurança de visitantes e equipes de resgate. Ainda não há previsão para a reabertura do acesso.

Segundo o chefe da agência nacional de resgate, Mohammad Syafii, a operação final de retirada será feita por içamento vertical e transporte por trilha até o posto de Sembalun, de onde o corpo será levado de helicóptero ao Hospital Bhayangkara, em Mataram, informou o serviço da BBC na Indonésia.

A BBC News entrou em contato com a família de Juliana e com a administração do Parque do Monte Rinjani para comentários.

Mapa mostra Monte Rinjani onde a turista brasileira Juliana Marins se acidentou

Reações e indignação nas redes sociais

Em nota, o governo brasileiro enviou condolências aos familiares e amigos de Juliana Marins.

“Ao final de quatro dias de trabalho, dificultado pelas condições meteorológicas, de solo e de visibilidade adversas na região, equipes da Agência de Busca e Salvamento da Indonésia encontraram o corpo da turista brasileira”, informou o Ministério das Relações Exteriores.

A pasta acrescentou que “a embaixada do Brasil em Jacarta mobilizou as autoridades locais, no mais alto nível, para a tarefa de resgate e vinha acompanhando os trabalhos de busca desde a noite de sexta-feira, quando foi informada da queda no Monte Rinjani”.

No Instagram, a primeira-dama Janja da Silva lamentou a morte da turista brasileira e prestou solidariedade à família.

“Quando uma mulher tão jovem, de espírito livre e sorriso largo, como Juliana, nos deixa, fica toda a tristeza de momentos não vividos. Mas também reverbera em nós a inspiração por toda a força e coragem que ela teve de realizar seus sonhos e viver com entusiasmo”, escreveu Janja.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também fez uma publicação. “À irmã Mariana, aos pais, familiares e amigos, meus sinceros sentimentos de amor e compaixão nesse momento de dor profunda.”

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, disse ter recebido com tristeza a notícia da morte da carioca. “Com apenas 26 anos, deixará um vazio imenso em quem a conhecia e admirava”, afirmou.

O ator e comediante Yuri Marçal, que conhecia Juliana e mobilizou campanha nas redes sociais em prol do resgate, prestou homenagem à colega:

“Uma honra ter trabalhado com você por esses anos e poder conhecer uma pessoa incrível, generosa, bem-humorada e feliz! Agradeço muito aos deuses pelo privilégio de ter dividido o caminho com você. Que sua luz siga viva na memória de todos que tiveram a sorte de te conhecer.”

O influenciador Felipe Neto também comentou o caso: “Muito triste (e também revoltante) tudo o que aconteceu no caso que tirou a vida de Juliana Marins”.

Já a atriz Tatá Werneck classificou como “um descaso absurdo” a permissão para uma trilha considerada perigosa, onde “é impossível realizar um resgate”.

“E mais uma vez fake news atrapalharam o processo, porque inventaram que estavam resgatando Juliana e que já haviam fornecido mantimentos, o que atrasou ainda mais a operação. Sinto muito. Que recebam todo o amor, carinho, força e conforto possíveis neste momento”, escreveu.

Assim como a atriz, muitos usuários manifestaram indignação nas redes sociais diante da demora no resgate.

“Impossível não se REVOLTAR com o que o governo da Indonésia fez com a Juliana Marins. Quase TRÊS dias sem ÁGUA, sem ALIMENTO. Trataram a vida da brasileira com um descaso que jamais ocorreria no Brasil”, publicou um usuário do X (antigo Twitter).

Outros falaram sobre a sensação de impotência diante da tragédia. “A falta de mobilização imediata do governo da Indonésia para iniciar o resgate foi um dos principais agravantes. Juliana estava viva. Estava a menos de 400 metros de distância”, diz uma página da rede social.

“Juliana Marins não morreu na queda. Ela morreu pelo descaso. Morreu esperando um resgate, enquanto o governo da Indonésia sequer demonstrou preocupação. Drones sobrevoavam o local, mas nenhum levou comida ou água. Ela morreu por negligência e abandono”, escreveu outro internauta.

Subida ‘muito dura’

O monte Rinjani, com mais de 3,7 mil metros de altura, é o segundo maior vulcão da Indonésia e um dos destinos mais procurados por turistas de aventura.

Em 2022, um português morreu ao cair de um penhasco no cume do vulcão. Em maio deste ano, um malaio também morreu após uma queda durante a escalada.

Em entrevista à TV Globo, dois integrantes do grupo de Juliana relataram que a trilha era difícil.

Um deles descreveu a subida como “muito dura” e disse que “estava muito frio, foi realmente muito difícil”.

Outro contou que, no momento do acidente, Juliana estava na retaguarda do grupo, acompanhada do guia.

“Era bem cedo, antes do amanhecer, com visibilidade ruim, usando só uma lanterna simples para iluminar o caminho, que era difícil e escorregadio”, disse.

https://www.bbc.com/*

Câmara de Ponta Porã cancela sessão ordinária em função do falecimento da mãe do vereador Jelson Bernabé

A Câmara Municipal de Ponta Porã cancelou a sessão ordinária desta terça-feira, 24, em função do falecimento da mãe do do vereador Jelson Bernabé (Rep), senhora Diva Bernabé.

O comunicado foi emitido pelo presidente do Legislativo, vereador Agnaldo Pereira Lima.

COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA

Senhores(as) Vereadores(as),

Informamos que, em virtude do falecimento da senhora Diva Bernabé, mãe do nosso colega vereador Jelson Bernabé, a sessão ordinária marcada para esta terça-feira, dia 24 de junho de 2025, está cancelada.

Fica desde já remarcada para a próxima sexta-feira, dia 27 de junho, às 8h30 da manhã, a realização da 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ponta Porã.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos neste momento de luto e solidariedade. Reiteramos nossos sentimentos de pesar e apoio ao vereador Jelson e sua família, rogando a Deus que lhes conceda força e conforto.

Atenciosamente,

Agnaldo Pereira Lima

Presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã