Início Site Página 129

Câmara de Ponta Porã tem formação inédita com cinco partidos na Mesa Diretora

Os cinco cargos estão sendo ocupados por distintas legendas

A Câmara Municipal de Ponta Porã está, desde esta terça-feira, 13 de maio, com inédita formação pluripartidária de sua Mesa Diretora. Cinco partidos diferentes ocupam os cargos, desde o presidente, passando pelo 1º e 2º vice-presidentes e ainda a 1ª e 2ª secretarias.

Na sessão desta terça, o vereador Leandro Bittencourt, do Republicanos, foi eleito por aclamação para ocupar a 2ª vice-presidência com a licença do vereador Kleber Ortiz (PSDB), para assumir a subprefeitura do distrito de Sanga Puitã.

Com a eleição de Lelê Bittencourt, a Mesa Diretora passou a contar com cinco partidos diferentes ocupando os cinco cargos, fato inédito no Poder Legislativo.

Estão na Mesa Diretora o presidente Agnaldo Pereira Lima (PSDB), o 1º vice-presidente, vereador Marcelino Nunes (PP), o 2º vice-presidente, vereador Leandro Bittencourt (Republicanos), Lourdes Monteiro (PL) a 1º secretária e o 2º secretário vereador Waldecir Fernandes (UB).

O presidente, vereador Agnaldo Pereira Lima destacou a formação eclética e pluripartidária da Mesa Diretora enfatizando que a Câmara de Vereadores tem sido o canal de ressonância da democracia e participação direta e efetiva de todos os parlamentares representando seus respectivos partidos políticos pela qual foram eleitos para representar a população.

“Hoje, conquistamos esse feito inédito com a participação de cinco partidos nos cargos da Mesa Diretora. Estamos fortalecidos em todos os aspectos”, salienta.

Para demonstrar a importância e valorização de cada vereador, o presidente Agnaldo Pereira Lima (PSDB) pediu licença por alguns minutos do cargo, passando a presidência ao 1º vice-presidente, vereador Marcelino Nunes (PP), que igualmente solicitou licença temporária, abrindo precedente para o recém-eleito 2º vice-presidente, vereador Leandro Bittencourt, responder pela presidência e conduzir a sessão até o retorno do presidente Agnaldo Pereira Lima.

“Cãominhada” realizada pela Secretaria de Meio Ambiente superou expectativas

Evento aconteceu no Horto Florestal e fez parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal visando promover respeito e proteção aos animais

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma “Cãominhada” no último dia 8 de maio no Horto Florestal. O evento faz parte da campanha Abril Laranja, inicialmente estava programado para o dia 25 de abril, mas devido as chuvas foi adiado para maio. O objetivo da ação foi de promover conscientização e combater atos de crueldade contra os animais.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Ponta Porã, Thiago Vedana, o evento reuniu um grande número de tutores que levaram seus animais de estimação. “Contamos com a presença de mais de 100 cães, registramos muitas doações, foram feitas mais de 70 vacinações entre cães e gatos e durante o evento tivemos também demonstrações de adestramento. Foi um evento muito bacana que reuniu a comunidade e despertou para a importância da conscientização através do movimento voltado para promover respeito e proteção aos animais”, disse Thiago Vedana.

Segundo o secretário, a “Cãominhada” serviu para uma troca de experiências e para demonstrar que a população pode atuar de forma efetiva para garantir o bem-estar dos animais e aproveitamos o momento para fazer um alerta para a comunidade no sentido de evitar maus-tratos. Além da violência física, existem outras formas de crueldade como negligência, abandono, falta de cuidados básicos e aprisionamento de animais em condições inadequadas.

Outra orientação importante é para que o cidadão que se deparar com casos de maus-tratos que denuncie imediatamente para a Polícia Militar, Polícia Civil ou Ministério Público. A campanha busca mostrar para a população que apesar de não se comunicarem com palavras, não significa que os animais não precisam de cuidados. Todos, cães e gatos, e as demais espécies precisam de carinho e amor.

“Cãominhada” realizada pela Secretaria de Meio Ambiente superou expectativas

Prefeitura anuncia vacina contra a gripe para todos os grupos em Ponta Porã

As doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde e podem ser tomadas a partir dos 6 meses de idade

A Prefeitura de Ponta Porã está intensificando a campanha de vacinação contra a gripe. Nesta terça-feira, dia 13, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a campanha de imunização contra o vírus influenza para toda população a partir dos 6 meses de idade. A decisão foi tomada em conjunto com o Governo do Estado devido ao aumento de casos relacionados à doença e também ao crescente número de mortes.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, somente neste ano foram notificados 2.708 casos de doenças respiratórias graves em Mato Grosso do Sul. Além disso, as doenças relacionadas provocaram 203 mortes e o número de leitos de UTI está esgotado nas principais regiões do Estado. As mortes provocadas pelo vírus influenza, segundo o Estado, foram 68.

Diante de um quadro que vem se agravando cada vez mais e com baixa adesão dos grupos prioritários à vacinação, a decisão foi de liberar as doses disponíveis para quem quer proteção a partir dos 6 meses de idade. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, os idosos representam 48,70% dos casos de internações por doenças respiratórias em Mato Grosso do Sul e as crianças de 1 a 9 anos representam 26,80%.

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. Recomenda-se garantir a vacinação, assegurando alta cobertura vacinal em grupos de alto risco.

Moradora de Ponta Porã é Detida na Rodoviária de Dourados com Mais de 2,8 kg de Haxixe Presa ao Corpo

Maristela, 32 anos, residente no bairro Jardim Aeroporto, em Ponta Porã, foi presa no início da tarde desta terça-feira por uma equipe da Polícia Militar do Grupo GETAM, durante uma operação na rodoviária de Dourados. A mulher foi flagrada transportando 2,825 kg de haxixe presos ao corpo com fitas adesivas.

O flagrante ocorreu momentos após Maristela sair do banheiro da rodoviária, quando foi abordada pelos policiais. Durante o interrogatório, ela confessou que havia recebido a droga em Ponta Porã e que sua intenção era levá-la até a cidade de São Paulo, capital paulista, pela quantia de mil reais.

Fotos: Osvaldinho Duarte

Ponta Porã inicia hoje seletiva para os Jogos Abertos de MS

A seletiva é organizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, inicia nesta terça-feira, dia 13, a seletiva das equipes que vão disputar os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul. A primeira modalidade que estará em disputa será o voleibol, cujos jogos estão programados para acontecer a partir das 18h30min. no Ginásio Poliesportivo Pepe Portela.

Os jogos da seletiva de voleibol serão todos da categoria adulto tanto no masculino quanto no feminino. Nesta terça-feira serão dois jogos. O primeiro às 18h30m. envolvendo as equipes Atletas de Ponta e Titãs. Logo depois, às 19h, será a vez da equipe Vôlei Brasil enfrentar o time do ADV. A seletiva prossegue com jogos nos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de maio. Todos os jogos serão disputados no Ginásio Pepe Portela.

Os Jogos Abertos de MS (JAMS) 2025 são organizados pela Fundesporte, têm por finalidade promover ampla mobilização esportiva nos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, a integração social e intercâmbio cultural entre os participantes e promover atividades do esporte de participação e rendimento, incentivando o desenvolvimento do esporte sul-mato-grossense.

EQUIPES INSCRITAS PARA SELETIVA JOGOS ABERTOS DE MS – JAMS 2025 – EM PONTA PORÃ:

FUTSAL MASCULINO:

– ATLETICO MARAMBAIA

– CD PAVÃO

– CLUB 7

– GUIA LOPES

– PANELINHA

– UNISPORT

GRUPO A

1. CD PAVÃO

2. GUIA LOPES

3. UNIESPORT

GRUPO B

4. PANELINHA

5. ATLETICO MARAMBAIA

6. CLUB 7

VOLEIBOL FEMININO:

-ADV

-ALL BLACK MAGSUL

– CTA ALPHA SPORTS

– VÔLEI BRASIL

– VPS

GRUPO ÚNICO

1. VOLEI BRASIL

2. A.D.V

3. CTA ALPHA SPORTS

4. ALL BLACK MAGSUL

5. V.P.S

VOLEIBOL MASCULINO:

– ATLETAS DE PONTA

– MAFIA DO VÔLEI

– TITÃS VÔLEI

GRUPO ÚNICO

1. ATLETAS DE PONTA

2. TITÃS VOLEI

3. MAFIA DO VOLEI

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio Ponta Porã MS

No domingo (11), a Polícia Civil, por intermédio da SIG (Seção de Investigação Geral) da 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã prendeu, em flagrante, um homem, de 25 anos, conhecido pelos vulgos “Maranhão” ou “Loucão”, suspeito de envolvimento na morte de um homem cujo corpo foi encontrado carbonizado em uma área de mata na região da Favelinha. O local, frequentado por usuários de drogas, carece de câmeras de segurança, o que dificultou as investigações iniciais.

O caso avançou após uma testemunha ser localizada pelos investigadores. A testemunha relatou ter visualizado o suspeito e a vítima juntos na madrugada do crime e afirmou que o suspeito havia declarado sua intenção de matar a vítima, alegando que ela seria estupradora de criança, algo que, segundo o suspeito, não é aceito na região.

Em interrogatório, o suspeito afirmou que conhecia a vítima, mas não sabia quem ele realmente era, nem seu nome. Relatou que ambos costumavam reciclar materiais juntos e, ocasionalmente, usavam crack. No sábado (10), os dois foram até uma “boca de fumo” para comprar drogas, mas a negociação não foi concluída. Durante a permanência no local, segundo o suspeito, a vítima começou a fazer declarações desconexas, incluindo que havia estuprado e matado uma menina em uma cidade do Estado de São Paulo, além de proferir outras falas ofensivas.O suspeito declarou que ficou indignado com as falas da vítima e afirmou que saiu do local, deixando-a acompanhada por outras pessoas. Posteriormente, soube que o corpo da vítima havia sido encontrado carbonizado. Ele negou ter participado do homicídio, sugerindo que as pessoas presentes na boca de fumo poderiam ter cometido o crime.

A testemunha reconheceu o corpo carbonizado como sendo do homem que estava em companhia do suspeito naquela noite. A identificação oficial da vítima ainda está pendente, e a Polícia Civil segue com as diligências para esclarecer os detalhes do caso e confirmar as responsabilidades dos envolvidos no crime.

Atletas de Ponta Porã faturam 8 medalhas de ouro e 1 de prata no Meeting Paralímpico

Evento realizado no final de semana na Capital contou com a presença de Yeltsin Jacques, medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris

Os atletas de Ponta Porã conquistaram excelentes resultados durante a realização do Meeting Paralímpico que movimentou Campo Grande no último final de semana. O evento contou com a presença de 173 atletas e do ídolo sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, campeão paralímpico e recordista mundial dos 1.500m, na classe T11 (deficiência visual). Ao todo, os representantes do município faturaram 8 medalhas de ouro e 1 de prata.
Conforme as informações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, os atletas de Ponta Porã contaram com apoio da gestão do prefeito Eduardo Campos para que pudessem participar das disputas na capital do Estado. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sendo que as provas do final de semana foram disputadas no Parque Ayrton Senna (atletismo), na Funlec (natação) e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (bocha e, pela primeira vez, tênis de mesa).
No Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Campo Grande, quatro atletas de Ponta Porã: Luís Ângelo, Silvio, Leandro e Samuel conseguiram ocupar o topo do pódio. Conseguiram vencer provas de corrida pedestre, de lançamento de pelotas, de disco e de dardo e arremesso de peso. Confiram os resultados:
Luís Ângelo Paes Marquesan (T38)
1° lugar 1.500
1° lugar 400m
Silvio Daniel Martinez (T20)
1° lugar 1.500m
2° lugar 400m
Leandro Davi Dias Delgado (F40)
1° lugar Lançamento de Pelota
1° lugar Arremesso do Peso
Samuel Areco Peralta (F37)
1° lugar Lançamento do Dardo
1° lugar Arremesso do Peso
1º lugar Lançamento do Disco
Atletas de Ponta Porã faturam 8 medalhas de ouro e 1 de prata no Meeting Paralímpico 1

Atletas de Ponta Porã faturam 8 medalhas de ouro e 1 de prata no Meeting Paralímpico 2
Atletas de Ponta Porã faturam 8 medalhas de ouro e 1 de prata no Meeting Paralímpico 3
Atletas de Ponta Porã faturam 8 medalhas de ouro e 1 de prata no Meeting Paralímpico 4

Forte Esquema De Segurança Para a Transferência de Presos que fugiram da delegacia e foram recapturados Em Ponta Porã

PC, COPI e GCMFRON fizeram a escolta até o IML e posteriormente ao Presídio.

Nesta segunda-feira dois dias após a fuga, quatro dos seis presos — Eduardo Overbeck, Eladio Barreto Rojas, Júlio César Marques Pérez e Estevan de Oliveira Alves — que já haviam sidos recapturados graças à resposta rápida das autoridades foram transferidos ao Presídio (EPPP) de Ponta Porã.

Ainda permanecem foragidos Pedro Luca de Lima Santos e Guilherme Crisóstomo Alves.
Além da mobilização da Polícia Militar e da Guarda Civil local, foi emitido um alerta geral em toda a região da fronteira na tentativa de prender os dois foragidos. A polícia paraguaia também foi acionada para reforçar as buscas e impedir que os fugitivos cruzem para o país vizinho.

Para a transferência dos presos recapturados até o Instituto Médico-Legal (IML), e posteriormente ao presídio, foi montado um forte esquema de segurança. A escolta contou com o apoio conjunto da Polícia Civil (PC), Companhia de Operações de Policiamento Intensivo (COPI) e Guarda Civil Municipal da Fronteira (GCMFron), garantindo total segurança durante todo o trajeto.

As circunstâncias que permitiram a fuga ainda estão sendo investigadas, enquanto as forças policiais mantêm esforços para capturar os dois foragidos restantes.

Ponta Porã: Homem Conhecido como “Maranhão” é Preso por Homicídio com Marcas de Crueldade e Corpo Carbonizado

Na data de ontem (11), a Polícia Civil, por meio da Seção de Investigação Geral (SIG) da 1ª Delegacia de Polícia de Ponta Porã, prendeu em flagrante M.M.S., 25 anos, conhecido pelos vulgos “Maranhão” ou “Loucão”, suspeito de envolvimento na morte de um homem cujo corpo foi encontrado carbonizado em uma área de mata na região conhecida como “Favelinha”.

O local, frequentado por usuários de drogas, carece de câmeras de segurança, o que dificultou as investigações iniciais. O caso avançou após uma testemunha ser localizada pelos investigadores. Ela relatou ter visto o suspeito e a vítima juntos na madrugada do crime, afirmando que “Maranhão” havia declarado a intenção de matar a vítima, alegando que ela seria estupradora de criança, algo não tolerado na comunidade local.

Em interrogatório, o suspeito afirmou conhecer a vítima superficialmente, sem saber seu nome verdadeiro. Relatou que ambos costumavam reciclar materiais juntos e consumiam crack ocasionalmente. Na noite do sábado (10), os dois teriam ido até uma “boca de fumo” para comprar drogas, mas a negociação não foi concluída. Durante a permanência no local, conforme relato do suspeito, a vítima teria feito declarações desconexas e ofensivas, inclusive afirmando ter estuprado e matado uma menina em São Paulo.

Indignado com as declarações da vítima, “Maranhão” disse ter saído do local deixando-a acompanhada por outras pessoas. Posteriormente tomou conhecimento do corpo carbonizado encontrado na “Favelinha”. Ele negou participação direta no homicídio e sugeriu que membros da boca de fumo poderiam ser os culpados.

A vítima foi encontrada com o número “213” riscado com faca no rosto — marcando-a como alvo — e não “157”, como inicialmente se divulgou. Segundo testemunhas e o próprio suspeito, o motivo para o crime seria a acusação informal contra a vítima relacionada a crimes sexuais.

A testemunha reconheceu oficialmente o corpo como o homem que esteve em companhia do suspeito naquela madrugada. A identificação formal da vítima segue pendente, e a Polícia Civil continua com diligências para esclarecer detalhes e confirmar responsabilidades no caso.

O episódio chocou a comunidade local pela crueldade do crime: após esfaquear a vítima, o autor ateou fogo ao corpo causando sua carbonização completa. A prisão do suspeito representa avanço importante nas investigações enquanto as autoridades buscam justiça para o caso que repercute fortemente na cidade.

Prefeito Eduardo Campos entrega novo veículo à equipe do SAMU e reforça estrutura da saúde em Ponta Porã

O prefeito Eduardo Campos realizou na manhã desta segunda-feira, dia 12, a entrega de uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que já está disponível para atender a população. A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta em situações de emergência e garantir mais agilidade e qualidade no atendimento pré-hospitalar. É o segundo veículo equipado entregue nos últimos seis meses para o SAMU.


Durante a cerimônia de entrega que aconteceu às 8h na frente da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, o prefeito destacou a importância de investir em saúde pública e reafirmou o compromisso da gestão com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população. “Estamos trabalhando para oferecer um atendimento mais eficiente e humanizado. A saúde é uma prioridade, e essa nova ambulância representa mais um passo nesse caminho”, afirmou Eduardo Campos.


O prefeito falou da articulação para conseguir novos investimentos, destacando as parcerias com os governos Estadual e Federal. “Temos que destacar o apoio do deputado federal Geraldo Resende que destinou os recursos através de emenda para a aquisição da ambulância, assim como agradeço a Câmara Municipal de Vereadores que tem contribuído muito para a melhoria da saúde”, disse. Eduardo Campos também fez questão de enaltecer o trabalho da equipe do SAMU. “Vocês são anjos nas vidas de muitas pessoas. Aproveito também para parabenizar todos os profissionais da enfermagem pela passagem do Dia do Enfermeiro. Vamos continuar trabalhando junto com o secretário Daniel Kayatt para construção da sede própria do SAMU. Enquanto alguns só criticam, vamos seguir trabalhando com determinação para melhorar os serviços atendendo a população com mais eficiência”, destacou.


O secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt lembrou que o SAMU comemorou recentemente mais um aniversário em Ponta Porã e que nesta segunda-feira chegou o presente. “Com esse veículo zero quilômetro, totalmente equipado, temos certeza que será bom para o trabalho dos profissionais de saúde que poderão fazer a diferença no atendimento das pessoas que precisam do serviço de emergência. O prefeito Eduardo Campos é o responsável pela articulação que resultou em mais essa conquista. Agora é seguir trabalhando para conseguir novas ambulâncias, mais recursos para a saúde para que possamos executar os projetos.


O presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, falou em nome de todos os vereadores presentes. “O prefeito Eduardo Campos tem um olhar sensível e através de ações articuladas vem conseguindo mitigar muitas dificuldades enfrentadas na saúde. Essa nova ambulância totalmente equipada fará com certeza a diferença. Recentemente solicitei o SAMU quando minha esposa sofreu um AVC e foi esse primeiro atendimento rápido e profissional que salvou a vida dela. A equipe do SAMU se desdobra para salvar vidas e na Câmara Municipal vamos continuar atuando para resolver todas as questões pendentes visando a melhoria dos serviços”, disse.


A nova viatura conta com equipamentos modernos e equipe treinada, pronta para atender os casos mais urgentes com segurança e rapidez. A ambulância custou R$ 324 mil é um veículo furgão da marca Renault, equipado com desfibrilador infantil e adulto, equipamento de sucção de vias aéreas, oxigênio portátil de resgate em local de difícil acesso, oxímetro, maca com capacidade de 300 kg, cadeira de rodas, entre outros.


A entrega da nova ambulância foi acompanhada pelos vereadores: Agnaldo Pereira Lima, Carlos Bordão, Edinho Quintana, Vanderlei Avelino e Gabriel Arce; pelos secretários de Saúde, Daniel Kayatt e Aizar Talavera (adjunto); também estiveram presentes a secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos; o secretário municipal de Segurança Pública, Candinho Gabínio; secretária municipal de Habitação, Luciana Chaves; secretário municipal de Administração, Wesley Tolentino de Souza; e o vice-prefeito de Ponta Porã, Patrick