Publicidade
Início Últimas notícias DEFESA CIVIL DE PONTA PORÃ CONVOCA MEMBROS VOLUNTÁRIOS PARA ATUAR NA POSSÍVEL...

DEFESA CIVIL DE PONTA PORÃ CONVOCA MEMBROS VOLUNTÁRIOS PARA ATUAR NA POSSÍVEL OCORRÊNCIA DE SINISTROS

Publicidade

A Defesa Civil de Ponta Porã-MS, órgão diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública, irá reativar o seu quadro de membros voluntários, e portanto, convida/convoca a todos os interessados que em algum momento passado realizaram o curso de Agentes da Defesa Civil, Socorristas e Brigadistas, que queiram retornar ao desempenho das suas funções no referido núcleo , deverão se apresentar na Secretaria Mun. de Seg. Pública, situada na rua Maracajú nº 171, centro, próximo a Comercial Homelit, portando documentação pessoal, certificado de conclusão de curso, comprovante de residência e uma (01) foto 3×4 para realizar um novo recadastramento que tem como objetivo a reativação do núcleo de voluntários da Defesa Civil.

Neste momento que o município de Ponta Porã está passando por um momento de dificuldades e alerta devido a escassez de chuvas e secas, com proliferação de focos de incêndios nas zonas urbana e rural, o referido núcleo de Agentes de Defesa Civil, Socorristas e Brigadistas, terão a missão de avisar, alertar a população e atuar em ações conjuntas com as Forças de Segurança no combate a incêndios e sinistros de pequeno, médio e grande porte. Atuar sob condições climáticas adversas, onde haja a possibilidade da ocorrência de vendavais orientando a população sobre os cuidados a serem tomados durante as tempestades, que podem causar a derrubada de galhos, árvores e causar danos às plantações.

Também podem ocorrer derrubadas de fiação provocando interrupções no fornecimento de energia elétrica, nas comunicações telefônicas, enxurradas, alagamentos, destelhamento e danos em edificações; causando traumatismos provocados pelo impacto de objetos transportados pelo vento, afogamentos, deslizamentos ou desmoronamentos de encostas. Diante da possível ocorrência desses sinistros, os Agentes da Defesa Civil, Socorristas e Brigadistas atuarão na verificação de estoques de lonas, cestas de alimentos, cobertores e agasalhos; prováveis locais para funcionar como abrigo temporário; atualizar contatos das equipes que apoiarão em caso de desastre.

O quadro de membros voluntários deverão usar os meios necessários para que a Assistência Social, Secretaria de Saúde e a Secretaria de Obras/Infraestrutura do Municipio esteja de sobreaviso, principalmente nos feriados e finais de semanas para atendimento à população em caso de emergência; manter atualizado o contato com a concessionária local de energia elétrica, Corpo de Bombeiro Militar, Policia Militar, GCMFron e Empresa de abastecimento de água, para eventual acionamento em caso de emergência, disse o Secretário Marcelino Nunes de Oliveira.

Publicidade

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Exit mobile version