O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), na reunião que realizou nesta semana no Palácio da Alvorada, que já escolheu o nome do próximo integrante da Corte.
De acordo com relatos feitos à coluna, Lula teria dito aos magistrados que eles irão gostar da escolha.A expectativa de aliados é que o anúncio seja feito até sexta-feira (17). Ao SBT News, um ministro palaciano avaliou que é melhor para o presidente administrar a indicação do que as expectativas de quem pode ser indicado.
Ao publicar a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, em edição extra do Diário Oficial da União nessa quarta (15), o presidente formalizou a abertura da vaga.
Os principais cotados, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, submergiram e estão sem dar declarações públicas, à espera da decisão do presidente.
Entre apoiadores de Messias, o discurso é de que o ministro entregou resultados e tem sido determinante para o fortalecimento do governo.
Para apoiadores de Pacheco, o discurso é de que o mineiro transita bem entre diferentes grupos políticos e que ir para o STF seria mais garantido do que arriscar eleição ao governo de Minas.
Lula quer alguém de confiança e que não seja um teste.
O governo tem – até o momento – ignorado a pressão para escolha de uma mulher ou pessoa negra para o cargo.
Fonte: agoranoticiasbrasil