Publicidade
Início Campo Grande Operação ‘Mute’ busca por celulares no presídio de segurança máxima de MS

Operação ‘Mute’ busca por celulares no presídio de segurança máxima de MS

Publicidade

A ação faz parte da Operação Mute, criada para retirar e coibir o uso de celulares por internos do sistema prisional de Mato Grosso do Sul.

Desde as primeiras horas desta segunda-feira (11), policiais penais de Mato Grosso do Sul vasculham celas no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho – situado em Campo Grande – em busca de celulares. A ação faz parte da Operação Mute, criada para retirar e coibir o uso de celulares por internos do sistema prisional.

Os aparelhos celulares são as principais ferramentas utilizadas pelo crime organizado para a perpetuação de delitos e o consequente avanço da violência nas ruas. Até a publicação desta reportagem não foi divulgado o números de celulares e drogas apreendidas na ação.

Os celulares que forem recolhidos devem passar por perícia e uma análise para mapear ligações e troca de mensagens para investigar que crimes podem ter sido cometidos de dentro das cadeias.

Os trabalhos tiveram início às 7h30 e são coordenados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp).

Primeira Fase

Em Mato Grosso do Sul, a primeira fase da Operação Mute ocorreu em outubro, resultando na apreensão de 187 celulares, com vistorias em sete presídios da capital e interior. Durante a ação, foram transferidos 16 internos.

Conforme a Senappen, no país, foram apreendidos 1.166 aparelhos celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes. A revista geral ocorreu em 68 penitenciárias, de 26 estados. Ao todo, foram movimentados 55.919 presos.

G1

Publicidade

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Exit mobile version