Publicidade
Início Dourados Presídio de MS Enfrenta Desafio de Saúde com Surto de Sarna e...

Presídio de MS Enfrenta Desafio de Saúde com Surto de Sarna e Furúnculos em 500 Detentos

Detentos da Penitenciária Estadual de Dourados. — Foto: Reprodução
Publicidade

Buscando controlar a situação, a administração da unidade prisional solicitou a intervenção da OAB perante os órgãos públicos ligados à saúde e à Execução Penal.

Na maior penitenciária de Mato Grosso do Sul, a PED (Penitenciária Estadual de Dourados), um surto de sarna e furúnculos preocupa as autoridades, atingindo cerca de 500 detentos, o equivalente a um em cada cinco internos. A situação levou a direção da unidade a solicitar intervenção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), buscando auxílio junto aos órgãos públicos de saúde e Execução Penal.

A OAB revelou as informações após uma visita de Jefferson Faria, responsável pela Comissão de Direitos Humanos, a convite do diretor da penitenciária, Rangel Schveiger. Enquanto a OAB atua em medidas emergenciais e na busca por intervenções para garantir medicamentos e atendimento médico, dentro da unidade prisional, a polícia já implementou procedimentos para conter a disseminação da doença.

Segundo a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), houve higienização e sanitização das celas, reativação da lavanderia para limpeza das roupas dos internos, além do atendimento médico na Unidade Básica de Saúde Prisional. A sarna, altamente contagiosa, é transmitida pelo contato direto ou uso de roupas contaminadas, enquanto o furúnculo é uma infecção de pele causada geralmente por bactéria.

Siga nosso perfil no instagram!

Publicidade

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Exit mobile version