Publicidade
Início Paraguai Proposta de mudança do nome da histórica lagoa Punta Porã em Pedro...

Proposta de mudança do nome da histórica lagoa Punta Porã em Pedro Juan Caballero, causa polêmica

Publicidade

Durante a sessão da Câmara Municipal de 28 de novembro, foi apresentada uma ata na qual foi solicitado uma homenagem a três ex-prefeitos já falecidos

Nesta sessão foi proposto uma mudança de nome da emblemática lagoa Punta Porã, o plenário aprovou a solicitação de que a Rodoviária e o Palácio Municipal elevem as denominações propostas, ou seja , “Anselmo Jara Carvallo” e José Carlos Acevedo” respectivamente e a lagoa “Punta Porã” com a de “Eusebio Filemón Valdez” que foi encaminhada a comissão para melhor estudo.

A esse respeito, quase não existem argumentos válidos para fazer desaparecer definitivamente a denominação do único lugar emblemático, testemunha do nascimento e crescimento da cidade que nos lembra a sua origem, primeiro como Lugar até 30 de agosto de 1901, data em que uma decisão absurda já havia sido tomada ao eliminar o nome real de Punta Porã para o de Pedro Juan Caballero.

Supõe-se que tal nome se deva ser dado devido à atual urbanização da lagoa, ou seja , etapa, embrião histórico da cidade, devido à incidência do CODAM (Conselho de Desenvolvimento de Amambay) começou durante a gestão de Dionicio Ávila Orué e culminou durante a gestão de Eusebio Filemón Valdez.

Se esse é o mérito ou argumento para que a lagoa ostente tal nome, Orlando Ramón “Kiko” Guardatti tem o mesmo, e talvez mais, que como Presidente da Câmara Municipal, na qualidade de Prefeito Interino, recuperou a lagoa que já estava prestes a desaparecer por ordem do então prefeito Isacio Ortiz González, autorizou ambulantes a invadirem a linha internacional, lotando-a de barraquinhas, que mais tarde, e não por sua culpa, hoje se tornou o maior shopping de fronteira e do mundo .

“Há muitos lugares públicos, praças e ruas importantes que podem levar o nome do velho político, mas não exatamente o lugar que nos identifica como povo, que guarda em seu seio nossa história. Eles já acabaram com o lugar, não vamos acabar com a única coisa que nos resta como identidade.

Publicidade

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Exit mobile version