Dentre as várias medidas já tomadas seguindo protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, na manhã desta segunda-feira, 16, uma reunião no gabinete do prefeito Hélio Peluffo foi formado Comitê Internacional de monitoramento do coronavírus, por onde passarão todas as medidas a serem adotadas de forma conjunta nos dois lados da fronteira. No lado brasileiro, o prefeito Hélio Peluffo informou que aguarda decisões do Governo do Estado, que por sua vez acompanha medidas de prevenção a proliferação do coronavírus.
A reunião contou com a presença de autoridades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, sob a coordenação do prefeito Hélio Peluffo e do governador do Departamento del Amambay, Ronald Acevedo. O Comitê Internacional fará reuniões diárias nos períodos da manhã e tarde, sendo decidido ainda que haverá compartilhamento de informações.
Em Ponta Porã, os programas sociais estão suspensas para reuniões coletivas. O município acompanha protocolo divulgado pelo Ministério da Saúde.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta destacou que a prioridade é proteger os idosos com doenças crônicas e saúde debilitada, que são o principal grupo de risco para a covid-19, doença causada pelo novo vírus.
Mandetta defendeu também que é importante ampliar os recursos no orçamento da pasta para conter o avanço do vírus. Uma das medidas planejadas pelo ministério, afirmou, é o plano de estender o horário de mais postos de saúde para que recebam a maior parte dos pacientes que apresentarem sintomas.
Os municípios poderão aderir ao programa que ele chamou de Saúde na Hora 2.0, mas, para tirá-lo do papel, a estimativa é de que sejam necessários cerca de R$ 900 bilhões.
O Comitê Internacional de monitoramento do coronavírus manterá uma nova reunião ainda nesta segunda-feira, 16. Novas informações podem ser divulgadas a qualquer momento.
Assessoria