Através do Secretário Municipal de Segurança Pûblica de Ponta Porã Marcelino Nunes de Oliveira, especialista em Segurança Pública alerta para um golpe de clonagem do aplicativo WhatsApp que tem sido praticado em Ponta Porã, na fronteira e em todo o país.
Só nos últimos dias já foram duas ocorrências, mas o número pode ser muito maior, levando-se em conta as outras regiões. Há formas conhecidas de golpes, como quando, após obter o número do telefone da vítima, o cibercriminoso faz uma chamada fingindo ser um funcionário de suporte técnico de um site conhecido para solicitar que a vítima compartilhe um código de confirmação via SMS; na verdade, o código foi enviado pelo próprio fraudador. Se a vítima clicar no link recebido, permite que os cibercriminosos clonem a conta e procurem mais contatos, para enganá-los.
Com isso, o usuário pode perder o controle do WhatsApp, enquanto o fraudador pode ler e enviar mensagens em seu nome e pede algum tipo de ajuda financeira, alegando precisar fazer um depósito ou outra transação bancária. Quando o aplicativo é instalado em outro aparelho, o usuário original não consegue mais acessar o programa. No entanto, até ele descobrir que aquele problema aparentemente técnico se trata de um golpe, pode ser tarde demais.
Além disso, como a maioria possui uma vasta agenda, não é tão simples assim avisar a todos. Evite compartilhar seu número de telefone em plataformas públicas.
Nunca compartilhe o código de autenticação do WhatsApp, nem mesmo com amigos e familiares.