Olhe para o céu noturno nesta noite para ter um vislumbre da lua cheia de fevereiro, que estará 100% cheia no sábado (27).
A lua cheia será visível em todo o mundo, mas o mau tempo pode bloquear a visão para alguns. Os observadores da lua podem assistir a uma transmissão ao vivo da lua cheia em Roma a partir do Projeto Telescópio Virtual.
Tribos de nativos americanos no nordeste dos Estados Unidos chamam a lua cheia de fevereiro de “Lua da neve” devido à forte nevasca nesta época do ano.
Esses povos dos EUA têm seus próprios nomes para a lua cheia de fevereiro, de acordo com o site do Planetário da Western Washington University. O Arapaho nas Grandes Planícies tem o nome mais próximo de Lua da Neve, que é “geada brilhando ao sol”.
Outras tribos têm nomes opostos, como a Tribo Zuni no Novo México, que a chama de “onon u’la’ukwamme”, que significa “sem neve nas trilhas”.
Algumas tribos batizaram esta lua cheia em homenagem a animais. A tribo Tlingit no noroeste do Pacífico a chama de “s’eek dis” ou “lua do urso negro”. Já a tribo Haida no Alasca o chama de “hlgit’un kungáay” ou “lua do ganso”.
Esaa lua cheia também é significativa em outras culturas. Ele marca o Magha Puja, um importante festival budista que celebra o Buda reunindo seus primeiros 1.250 discípulos.
Como a maioria dos anos, 2021 também terá 12 luas cheias (o ano passado teve 13 luas cheias, duas das quais foram em outubro.)
Aqui estão todas as luas cheias restantes neste ano e seus nomes para alguns nativos americanos, de acordo com The Old Farmer’s Almanac:
28 de março – lua de verme
26 de abril – lua rosa
26 de maio – lua das flores
24 de junho – lua morango
23 de julho – lua de bode
22 de agosto – lua de esturjão (um tipo de peixe)
20 de setembro – lua da colheita
20 de outubro – lua do caçador
19 de novembro – lua de castor
18 de dezembro – lua fria
CBN*